08 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Céu laranja muda cenário na região

Fenômeno é devido a fuligens por conta das queimadas

05/09/2024 06:00|Por Redação
Foto: Daiane Fernandes/DS

O céu laranja, visto há pouco tempo na região, voltará a ser observado. Nos próximos dias, a fumaça das queimadas da Amazônia vão alterar novamente o cenário local. 

Segundo a Defesa Civil, amanhã os ventos devem voltar a soprar do Norte do país, trazendo a fuligem para o estado e causando o fenômeno do céu avermelhado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa situação é resultado direto da poluição e das queimadas que persistem há semanas, impactando a saúde pública e a agricultura. 

A cor alaranjada do sol é resultado de um processo chamado espalhamento da luz, intensificado pela presença de partículas na atmosfera. O sol emite luz em todas as cores, mas, ao atravessar a atmosfera, a luz azul é mais dispersa, dando ao céu sua tonalidade habitual. 

Impacto na saúde 

O impacto desse fenômeno, segundo especialistas, vai além da coloração do céu. A presença de partículas tóxicas no ar, como as provenientes das queimadas, pode causar problemas respiratórios. O aumento na frequência de dias quentes e secos favorece as queimadas, que por sua vez intensificam a poluição e o efeito alaranjado. 

Em nota, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina recomendou à população que beba bastante água e monitore possíveis sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos.

Trimestre deve ser de chuva, temporais e frio tardio

Com a aproximação da primavera, que inicia no dia 22, os próximos meses (setembro, outubro e novembro) trazem mudanças significativas no clima de Santa Catarina. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado chama atenção para a ocorrência de chuvas mais frequentes, além da possibilidade de temporais e ventos fortes, comuns nessa época do ano. As informações meteorológicas indicam que, apesar de estarmos em uma fase de neutralidade climática, a expectativa é que o fenômeno La Niña se desenvolva entre a primavera e o início do verão, com fraca intensidade. A primavera é conhecida pelo aumento nos volumes de chuva em comparação ao inverno. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR