Segunda-feira, 11 de maio de 2026
Fechar [x]

Causas de três mortes são investigadas na região

A investigação da causa da morte não se limita apenas à dengue, mas também a outros agravos

14/03/2024 06:00|Por Redação

Três mortes recentes na região estão sendo investigadas como suspeitas de dengue, em Tubarão, Pedras Grandes e Imaruí, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). 

Em Tubarão, a vítima foi um homem de 41 anos e, em Pedras Grandes, uma mulher de 56. De acordo com Georgia de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tubarão, o óbito foi registrado na semana passada. Segundo ela, a investigação da causa da morte não se limita apenas à dengue, mas também a outros agravos, uma vez que não houve sintomas específicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Por ter se tratado de um óbito repentino, sem comorbidades conhecidas, de um paciente jovem, e por haver entre os sintomas alguns critérios relacionados à dengue, a doença também entra como suspeita para investigação”, explica.

A bióloga da Regional de Saúde, Sabrina Fernandes Cardoso, confirma as investigações em Pedras Grandes e Tubarão, mas explica que a princípio não há razão para preocupação porque a suspeita principal não é dengue, mas como eles se encaixam no quadro hemorrágico entram também como suspeitos para a doença e são investigados.

Já para a morte ocorrida em Imaruí, registrada ontem, no fim do dia, Sabrina diz se tratar de uma forte suspeita para a dengue especificamente, porque neste caso tem clínica para a doença. A vítima era uma mulher de 84 anos, que inclusive chegou a ser internada com suspeita de dengue. “As amostras já estão sendo recolhidas para serem analisadas. Neste caso de Imaruí, a possibilidade da causa ter sido a dengue é realmente forte, mas ainda precisaremos da confirmação laboratorial”, ressalta a bióloga.

Casos tiveram aumento de 387% no Estado

O boletim epidemiológico divulgado pela Dive ontem mostra que os casos prováveis de dengue tiveram um aumento de 387,02% este ano em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, são 236 municípios com registros.

Com relação aos óbitos, houve mais quatro mortes em relação ao informe da semana anterior. Agora são 19 óbitos confirmados por dengue nos municípios de Araquari (1), Indaial (1), Itajaí (3), Itapiranga (1) Joinville (11), Navegantes (1) e São Francisco do Sul (1).

Ainda, oito permanecem em investigação pelas secretarias municipais de Saúde (Joinville, Itapoá, Palmitos, Pedras Grandes, São José, Tijucas, Tubarão e Xaxim) com apoio da Secretaria de Estado da Saúde. Como o óbito em Imaruí aconteceu no fim do dia de ontem, ainda não havia entrado no boletim.

Os focos do mosquito Aedes aegypti, também de acordo com o último informe, estão presentes em 233 municípios, totalizando 20.270 focos.

Em Tubarão, 39 focos do mosquito foram encontrados este ano. Até a semana passada, o número era 23. São 14 em Oficinas, oito na Vila Esperança, seis no Centro, quatro no Humaitá de Cima, três no São João margem esquerda e um foco, cada, no Humaitá, Monte Castelo, Morrotes e São Martinho. Em termos de notificações, registrou-se um aumento significativo, de 146 para 192.

Em relação a casos confirmados na Cidade Azul são oito no total, sendo quatro alóctones (transmissão fora da cidade) e quatro autóctones (transmissão dentro da cidade). Existem ainda 129 casos descartados e outros 55 sob investigação no momento.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR