Também é parte do atendimento a entrega de roupa cirúrgica e a medicação
Em Tubarão, o Programa de Castração do Bem-Estar Animal garante atendimento gratuito para cães e gatos de protetores de animais credenciados, ONGs, responsáveis por animais de rua resgatados, além de tutores residentes no município que estejam cadastrados no CadÚnico ou que comprovem renda familiar de até três salários mínimos.
Além da cirurgia, o programa assegura todo o acompanhamento necessário para a realização do procedimento com segurança. “A ampliação do acesso à castração é fundamental para promover a saúde dos animais e contribuir para o controle populacional no município”, destaca o coordenador do Programa Bem-Estar Animal, Graziel Ramos.
Estão inclusos, gratuitamente, a consulta préoperatória e os exames de sangue. Também fazem parte do atendimento do procedimento cirúrgico de castração a entrega de roupa cirúrgica ou colar elizabetano (cone) e a medicação completa para o período de pós-operatório.
Cadastro
Para realizar o cadastro, o tutor deve acessar o site da prefeitura ou comparecer no Facilita Tubarão, localizado na Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas. É necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e comprovante de renda. Para animais de rua resgatados, não há exigência de comprovação de renda. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia.
Castração em Gravatal
As inscrições para a Campanha de Castração Social, voltadas ao controle populacional de cães e gatos, estão abertas. A iniciativa da prefeitura, por meio das Secretarias de Agricultura e de Saúde e da Gestão de Zoonoses, busca prevenir doenças e fortalecer o bem-estar animal e contribuir para a saúde pública. As inscrições seguem abertas até 23 de fevereiro e podem ser realizadas pelo formulário online ou presencialmente na prefeitura, no setor de Gestão de Zoonoses. No ato da inscrição, os tutores devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e, se houver, a caderneta de vacinação do animal. Beneficiários do CadÚnico precisam anexar o comprovante do cadastro. Para participar, os animais devem ter entre seis meses e sete anos, estar vacinados, vermifugados e livres de pulgas e carrapatos com antecedência mínima de 20 dias.