Segunda-feira, 11 de maio de 2026
Fechar [x]

Cartilha ensinará de forma lúdica

O material será usado pelos alunos de 4º e 5º anos

07/03/2024 06:00|Atualizada em 07/03/2024 15:25|Por Redação

Para aprenderem de forma didática a realizarem o descarte correto do lixo, alunos da Escola Municipal de Educação Básica Dom Anselmo Pietrulla, de Capivari de Baixo, ganharam um material lúdico chamado: “A cartilha do bem, aprendendo a cuidar do meio ambiente”. 

O material será usado pelos alunos de 4º e 5º anos. O projeto faz parte do programa Penso, Logo Destino (PLD), idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). “Esse trabalho ocorre há alguns anos e temos alcançado ótimos resultados. Ao longo deste mês, percorreremos todas as prefeituras vinculadas ao projeto”, explica o coordenador regional da iniciativa do IMA, Marcelo Dalpiaz Dagostin.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a entrega, os estudantes foram orientados a realizarem o descarte correto do lixo. Ao longo da semana, a cartilha será entregue em outras escolas do município. Em Capivari de Baixo, há diversos pontos de entrega voluntária (PEV) para o descarte de eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Trata-se do Ginásio Municipal Poliesportivo Juan Manuel dos Santos, no Centro e a Central de Atendimento ao Cidadão.

Já as pilhas e baterias, além do PEV no ginásio, também podem ser entregues nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), nos Centro de Educação Infantil (CEIs), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Vigilância em Saúde e no Pronto Atendimento.

A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os Estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída por lei. Os produtos sem uso não podem ser colocados no lixo comum. O perigo no descarte errado desses objetos está na poluição que pode gerar ao meio ambiente.

Além disso, podem ocasionar acidentes durante o manuseio pelos coletores de lixo. A ação tem a meta de conquistar, até o fim deste ano, a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes.

Já em 2025, o cronograma prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes e, em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

Sobre o programa

Em 17 de dezembro de 2019, o IMA lançou o Programa Penso, Logo Destino, que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da logística reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR