Ação voltada a familiares reforça importância do acolhimento
Criado em 2007 pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado hoje. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.
O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.
Dada a larga variação de características e os diferentes graus de necessidade de suporte, o autismo foi classificado como um espectro em 2013, pela American Psychiatric Association. Os suportes terapêuticos podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista e podem ser realizados por equipes multidisciplinares, integradas por diversos profissionais.
Pais e cuidadores também precisam receber orientações adequadas e os ambientes devem ser acessíveis, inclusivos e acolhedores à pessoa autista. Para tanto, pais de pacientes autistas atendidos pelo Programa TEA, da prefeitura de Tubarão, participaram de uma capacitação ontem, na UniSul, que teve como objetivo orientar e capacitar os familiares para melhor compreensão e apoio aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O programa, desenvolvido em parceria entre a secretaria municipal de Saúde e a UniSul, oferece atendimento especializado para pacientes com TEA e seus familiares. Todos os pacientes agendados para ingresso no programa passam por uma entrevista de acolhimento, enquanto os pais e familiares recebem capacitações conduzidas por profissionais qualificados. Os atendimentos são realizados de forma individual e em grupo, conforme o nível de suporte necessário.
Multidisciplinar
Além do acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, composta por fonoaudióloga, psicóloga, educadores físicos, fisioterapeuta e nutricionista, o programa também conta com uma médica psiquiatra infantil e, agora, outra psicóloga, ampliando o suporte oferecido aos pais e familiares dos pacientes.