O Carnaval de rua de Braço do Norte, que antes da pandemia chegou a atrair uma multidão, não deve voltar a acontecer este ano ainda. A prefeitura definiu que o evento com trio elétrico e a apresentação da Escola de Samba Unidos do Vale será realizado apenas em 2024. A intenção é que seja preparado ao longo do ano, sendo o maior da história do município.
Um encontro entre a administração municipal e a escola de samba descartou qualquer possibilidade sobre a realização do Carnaval este ano. Até mesmo os ensaios que estavam programados foram desmarcados. A prefeitura sugeriu que a Unidos do Vale prosseguisse com a sua apresentação, mesmo sem trio elétrico ou os seguranças e banheiros químicos, mas a escola de samba preferiu não seguir adiante.
“O município, em nenhum momento, chegou a confirmar o Carnaval. É claro que havia a expectativa devido às nossas edições históricas, mas três fatores fizeram com que esta decisão fosse tomada, tanto pelo município quanto pela escola de samba. O principal deles foi a falta de planejamento prévio”, afirma o prefeito Beto Kuerten Marcelino.
Segundo ele, a Unidos do Vale estava sem equipamento, sem tecido, sem fantasias. “Nós não conversamos durante o ano passado, deixamos para conversar na metade do mês de janeiro e isso foi uma falha de todos nós”, reconhece.
Mesmo assim, segundo o prefeito, houve um início de movimentação para a realização do evento. “Nós chegamos a publicar o edital de licitação para contratar a empresa para organizar o Carnaval. Porém, a licitação ficaria para o dia 30 e o Carnaval, dia 10. Com isso, correríamos o risco de não termos tempo”, avalia.
Por fim, ele aponta a queda brusca na receita de janeiro de 2023, comparado a janeiro de 2022. “A diminuição foi significativa”, lamenta. “Foram vários motivos e não daria para fazer algo planejado, organizado e com calma, como sempre foi feito. Por isso, tomamos esta decisão”, conclui.
Imbituba define ações para o Bloco Cacique
O tradicional Bloco Cacique, do bairro Vila Nova, em Imbituba, está marcado para ocorrer no dia 20 de fevereiro e deve receber cerca de 10 mil foliões. Por conta da alta expectativa, já está previsto o reforço na segurança por parte da Polícia Miliar, do Corpo de Bombeiros e da empresa de segurança privada contratada para o dia de folia.
O perímetro da praça de Vila Nova terá restrição para o trânsito de automóveis e estacionamento em algumas vias. A empresa de segurança privada irá disponibilizar 30 profissionais, entre homens e mulheres.