18 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

Barba é o vereador mais votado de Tubarão

Trabalho voltado para as comunidades será a principal meta do tubaronense. Em 2020, ele ficou como suplente

07/10/2024 06:00|Por Redação

Aos 62 anos de idade e com um olhar voltado para o interior de Tubarão, Valdir Antunes (PSD) foi o vereador mais votado nas eleições deste ano.  

Quando 100% das urnas foram apuradas, elas revelaram que Barba, como Valdir é conhecido, tinha conquistado 2.357 votos. Em 2020, ele conquistou 1.180 votos e assumiu como suplente por dois anos e meio. 

Neste período, Barba disse que buscou ouvir e trabalhar para as comunidades mais afastadas do Centro e que, por muito tempo, estiveram esquecidas. “Queremos correr atrás de ampliar a drenagem, porque alguns moradores pagam o IPTU, mas não contam com esse sistema, que é essencial para a saúde de todos. No mandato, já fizemos 12 ruas. Também queremos batalhar para ligar Tubarão e São Ludgero, ali no Rio do Pouso, o que pode ampliar o escoamento da indústria local e melhorar outros setores também”, conta Barba. 

Entre as propostas, ainda como candidato, ele também disse que buscaria por mais pavimentações. “Muitos moradores de Tubarão ainda sofrem com a poeira e a lama. É um desafio, mas queremos trabalhar para mudar isso”. 

Buscando soluções  

Ontem, junto da família e dos amigos, Barba comemorou a vitória, que teve um gosto mais que especial. Em janeiro de 2025 ele passará a ocupar, oficialmente, uma cadeira no Poder Legislativo tubaronense. Para os seus eleitores, um recado: “Quem quiser me procurar, não vai me achar no gabinete, mas sim na rua, trabalhando, ouvindo a comunidade e buscando soluções. Esse é o papel do vereador”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

João Zaboti teve 2.336 votos

O segundo vereador mais votado veio do PL. João Zaboti tem 24 anos, é formado em Direito e disputou neste ano sua segunda eleição, conquistando 2.336 votos. O desafio dele nos próximos anos será o de ajudar a viabilizar a qualificação da mão de obra dos jovens, pauta levantada durante a campanha. Outra bandeira é a da saúde, na busca de soluções para ampliar os atendimentos nos postos da cidade.

Soratto terá ampla maioria na Câmara

Além de eleger o Barba, vereador mais votado de Tubarão neste ano, o PSD elegeu outros cinco candidatos ontem, seguido pelo PL (com quatro) e PP (três). MDB, PT e União Brasil elegeram um vereador cada, fechando a composição para a próxima legislatura da Câmara de Tubarão.

Significa dizer também que o prefeito eleito, Estêner Soratto (PL), e seu vice, Denis Matiola (PSD), poderão contar com ampla maioria na Câmara. A coligação que venceu a eleição para o Executivo elegeu 11 dos 15 vereadores, ou seja, 73,3% da composição da Casa. 

A oposição poderá contar com os três vereadores eleitos pelo PP e um vereador do PT. No PL, o destaque ficou com João Zaboti, que foi o mais votado com 2.336 votos.

Gelson Bento foi o mais votado no PP, com 2.098 votos. Everson Martins, do PSD, foi outro vereador eleito que ultrapassou a barreira dos 2 mil votos, e fechou com 2.099.

Apenas uma mulher foi eleita: Paula Anacleto, do PL. O União Brasil conseguiu eleger um vereador, Marcone.

PT retorna

O MDB manteve sua cadeira na Câmara, mas haverá uma troca. Sai José Luiz Tancredo e entra Itamar Maduro. O PT retorna à Câmara, com Matheus Madeira. Em 2020 o partido não havido elegido ninguém. O ex-prefeito Joares Ponticelli não se elegeu. Ele terminou com 919 votos, ficando na segunda suplência do PP.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR