Domingo, 12 de julho de 2026
Fechar [x]

Baleias são avistadas em Imbituba

11/07/2022 06:00

A temporada de baleia-franca já começou no Sul do Estado. Na última semana, a passagem de dois mamíferos adultos, avistados em Imbituba, chamou a atenção de biólogos.


As duas foram avistadas defronte ao Centro Nacional da Baleia Franca, sede do ProFranca, ambas sem filhotes. Segundo o ProFranca, uma delas já consta no catálogo, nascida em 2002 e reavistada em 2005 e 2007, nesta ocasião com um filhote. Em janeiro de 2020, ela foi identificada nas Ilhas Geórgias do Sul, uma das áreas de alimentação das baleias-francas, no extremo Sul do Oceano Atlântico.


A descoberta foi possível mediante a comparação de fotos aéreas do Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Francas, com imagens obtidas durante a expedição Braveheart, da equipe do South Georgia Right Whale Project. Esta foi a primeira vez que uma baleia franca catalogada no Brasil foi avistada em uma área de alimentação da espécie. A segunda baleia foi registrada como B895.


“Nos últimos dois anos, 55% das baleias adultas que foram fotoidentificadas eram reavistagens de anos anteriores, e 45% eram novas baleias, ainda não catalogadas, o que representa novos indivíduos que vêm ao Brasil para reproduzir”, acrescenta Karina Groch, bióloga e diretora de Pesquisa do ProFranca.


O ProFranca informa diariamente em seus stories, no Instagram e Facebook, onde foram avistadas baleias-francas. No site do projeto (baleiafranca.org.br) há mais detalhes sobre como são identificados os exemplares e um mapa das avistagens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR