Com o grande volume de chuva ainda esperado, a Defesa Civil acredita que pontos da Madre, Bom Pastor, São João, Guarda e Fábio Silva são os mais vulneráveis e que podem ser atingidos inicialmente por um possível transbordamento do rio Tubarão. Ontem, na Madre, já havia pontos de inundação, com o rio saindo do seu leito.
Os moradores que estiverem em áreas de maior vulnerabilidade devem procurar um local de maior segurança. “Nós estamos orientando estas pessoas que, tendo um abrigo mais seguro, na casa de um parente ou de um amigo, por exemplo, possam deixar suas residências e que, se não tiver, procurem a Defesa Civil (199), porque nós estamos acionando os abrigos do município para que estas pessoas possam ser acolhidas e fiquem em segurança”, ressalta o prefeito Joares Ponticelli.
A prefeitura de Tubarão tem 12 abrigos mapeados, dois deles para ocupação imediata: Arena Multiuso e Ginásio Paulo Jacob May. A orientação é para que as pessoas não sigam para estes locais sem antes acionar os bombeiros (193) e a Defesa Civil. Na Madre, dez famílias já estão na casa de parentes.
O município também já agilizou encaminhamentos com fornecedores para ter à disposição lonas, telhas, madeiras, produtos de limpeza e outros itens para auxiliar as famílias que possivelmente tenham sofrido prejuízos ou danos materiais com as chuvas e alagamentos.