Após quase um ano, a Azul voltou a operar no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. O retorno acontece depois que o Estado readequou a política de ICMS para incentivo.
A volta do serviço pela empresa na região foi anunciada pelo governador Carlos Moisés em suas redes sociais.
De acordo com diretor comercial do Regional Sul, André Constanzo, há um crescimento de movimentação no aeroporto, e o retorno da empresa é um benefício a mais para o passageiro. “É mais uma opção de preço e destino”, analisa o diretor comercial.
A expectativa é de que o retorno dos aviões da companhia aérea tenha como consequência o crescimento da movimentação no aeroporto de Jaguaruna, hoje reduzido a cerca de 30% dos registros antes da pandemia.
Agora, são ofertados voos às segundas, quartas, sextas-feiras e aos domingos, às 13h, do município do Sul catarinense ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, com rota inversa nos mesmos dias, às 15h40.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira, destaca que medidas como a readequação da política de ICMS sobre o querosene da aviação e melhorias na estrutura do terminal foram fundamentais para essa retomada. “É mais uma conquista para a aviação regional catarinense. Quando assumimos, o aeroporto estava prestes a ser fechado, e desde então foram muitos avanços. Com a concessão, o serviço prestado passará a ser ainda melhor”, comemora Vieira.
Mudanças
O aeroporto deve passar por mudanças devido ao processo de concessão à iniciativa privada. O chamamento público já foi divulgado. Os interessados poderão se inscrever pelo email: [email protected] até o dia 5 de abril. O edital estará disponível no site www.ppi.sc.gov.br.