Encontro abordou inclusão educacional e destacou a importância do apoio na rede municipal
A Fundação Municipal de Educação de Tubarão realizou o 2º Encontro dos Profissionais de Apoio da Educação Infantil.
Organizado pelas assessoras pedagógicas da Educação Especial e pela equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o evento teve como objetivo fortalecer o papel dos profissionais de apoio escolar, discutindo temas fundamentais para a inclusão educacional na rede municipal.
Entre os assuntos abordados estiveram o papel do profissional de apoio na educação inclusiva, os cinco princípios da educação inclusiva e a ideia de que onde há informação, não há preconceito.
Também foi destacado que, no ambiente escolar, a inclusão se estrutura em um tripé formado por acesso, permanência/participação e aprendizagem, pilares que orientam o trabalho desenvolvido nas unidades de ensino.
A diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Marlise Nunes, acompanhou a programação e ressaltou a importância desses profissionais no processo de inclusão.
“Esses profissionais são fundamentais, pois atuam diretamente no acompanhamento das crianças, garantindo que todas tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento e aprendizado”, afirmou.