Maurício da Silva
Presidente da Fundação Municipal de Educação
No texto “Bem-vindos ao ano letivo 2021”, evidenciamos as vantagens das aulas presenciais (aprendizagem, saúde emocional e segurança alimentar e física, exponencialmente melhores) e o fato de a escola constituir ambiente seguro, mesmo com a pandemia, devido ao rigor dos protocolos.
No entanto, crianças distantes (1,5 metros) na sala de aula ou estudando em casa (por opção dos pais ou por fazerem parte do grupo de risco) demandam, principalmente, novas incumbências para os pais, alunos e professores, que se não forem cumpridas acarretarão graves e irremediáveis prejuízos para a aprendizagem e para a coletividade. Afinal:
1) Os estudantes do sistema híbrido estão resolvendo, na semana que estudam em casa, as atividades enviadas pelos professores e estão anotando as dúvidas? Na semana que estudam na escola, estão sendo pontuais e assíduos e esclarecem, com o professor, as dúvidas anotadas? O professor está enviando atividades para os alunos resolverem na semana que estudam em casa e “tarefas de casa” todos os dias da semana que estudam na escola? Corrige e devolve as atividades e “tarefas de casa”, para que os estudantes retrabalhem as “etapas ainda não vencidas”?
2) No caso dos alunos que estudam 100% em casa e que ainda não estão conectados na internet: os professores enviam para a escola, via e-mail, na data marcada, as atividades que os pais devem apanhar para os filhos? Apanham as atividades resolvidas pelos alunos, corrigem e devolvem para eles retrabalharem as “etapas ainda não vencidas”? Os pais apanham na escola, na data marcada, as mencionadas atividades para os filhos resolverem em casa e devolvem resolvidas (na escola)?
3) Quanto aos alunos que estudam 100% em casa e que estão conectados na internet: o professor envia, pela plataforma, as atividades para os alunos resolverem? Corrige e devolve, on-line, para os alunos retrabalharem as “etapas ainda não vencidas”? Os pais verificam se os filhos participam das aulas, on-line, em tempo real? - (nas aulas gravadas não é possível “tirar” as dúvidas com o professor no momento que surgem). Verificam, também, se estão resolvendo e devolvendo as atividades, pela plataforma, para o professor corrigir?
4) Professores e alunos que estudam no modo 100% presencial estão cumprindo as incumbências previstas no documento “Sucesso Na Escola, Na Vida e no Trabalho”?
Para saber as respostas, a Fundação Municipal de Educação aplica instrumentos. Para corrigir desvios nas incumbências, conta com as equipes de Combate à Evasão, Multiprofissional e Intersetorial.
Sem isso, o resultado do fim do ano já é conhecido: alunos mais pobres - que precisam da educação para romper o ciclo da pobreza - não aprenderão ou se evadirão da escola. Ficarão fora do mercado de trabalho, cada vez mais automatizado.
Neste caso, os tubaronenses pagarão mais impostos para o poder público lhes assistir e importarão mão de obra qualificada. Uma desinteligência em que todos perdem.