Artigo
Todos os dias somos impactados pelo sistema tributário, mesmo sem perceber ou ignorando. A cada ganho, cada compra, cada serviço que utilizamos há uma carga tributária embutida que influencia diretamente o preço final. Compreender o “mundo dos tributos” é essencial para garantir uma vida financeira mais saudável.
Muitas vezes, por ignorar esses pontos, perdemos oportunidades que poderiam permitir a redução de impostos, correspondentes a uma fatia considerável que poderia estar no nosso bolso.
A cobrança de impostos está presente na vida dos seres humanos desde 4.000 a.C. Ao olhar para o contexto histórico, devemos trabalhar em uma visão de longo prazo e ficarmos atentos às mudanças que vêm acontecendo, como novos modelos de tributação.
Hoje em dia, com o avanço das novas tecnologias, o mercado tributário também inovou, oferecendo softwares que fazem leituras precisas sobre como uma empresa deveria ser tributada, além de levantarem os números dos últimos 5 anos do que foi pago a mais. E quase sempre, após esse “raio-x”, a empresa possui direito à restituição ou compensação de valores.
Consequentemente, essa tecnologia possibilita gerenciar melhor as operações, aumentar o fluxo de caixa e a capacidade de realizar melhores investimentos, potencializando os lucros e mantendo a conformidade com a lei e com a competitividade no mercado.
Empresas que atuam nos setores de saúde, educação e tecnologia, por exemplo, podem usufruir de incentivos fiscais e isenções tributárias quando enquadradas de forma assertiva em suas atividades.
E lembre-se: em 2026 começarão as transições e a vigência de novos tributos, que andarão lado a lado com os já existentes. As leis complementares estão sendo aprovadas agora, e com elas muitas mudanças vêm acontecendo.
Outro ponto que não pode ficar de fora deste breve relato é a administração de passivos tributários. Deixar a dívida tributária acumular é um tiro no pé: gera multas, juros imensuráveis e compromete qualquer negócio.
Uma gestão eficiente do passivo, buscando negociações personalizadas com o fisco pela modalidade de transação tributária ou adesão a programas de parcelamento ordinário, pode ser a solução para empresas que enfrentam essas dificuldades. Pagar o menor valor possível, com o melhor desconto, é fundamental para sair de situações que muitas vezes o sistema nos impõe.
A compreensão do sistema tributário vai além de pagar a guia que vem da contabilidade no final do mês. É necessário planejamento tributário, pois isso reflete diretamente no sucesso de qualquer empreendimento.