Alejandro, de 15 anos, ficou com a prata no Sul-Americano da modalidade
Morador de Garopaba, o triatleta Alejandro Juanuk, de apenas 15 anos, fez história ao conquistar a segunda colocação no Campeonato Sul-Americano de Triathlon realizado em Santiago, no Chile. A prova reuniu mais de 40 atletas da categoria Youth (15 a 17 anos) de 12 países latino-americanos.
Essa foi a primeira vez na história do triathlon brasileiro que um atleta da categoria Youth conquista o vice-campeonato em uma competição sul-americana. Mesmo competindo com atletas mais velhos, Alejandro brilhou e alcançou o melhor resultado de um brasileiro na categoria até hoje.
A prova foi marcada por desafios únicos: a altitude de cerca de 900 metros acima da capital chilena, temperaturas que variavam entre 8ºC e 33ºC, e uma estrutura técnica de altíssimo nível. “Me senti como sempre sonhei e sei onde quero chegar”, declarou Alejandro, emocionado após a conquista.
O desempenho do jovem triatleta foi impressionante desde a largada. Enfrentou a natação em águas com menos de 17ºC. Após uma transição eficiente de apenas 45 segundos, saiu em 15º lugar para o ciclismo. Em poucos minutos, assumiu a liderança em um percurso de 10 km com média superior a 40 km/h. “Tudo aconteceu muito rápido, nunca havia pedalado com um grupo tão forte assim, mas consegui mostrar meu potencial”, contou Alejandro.
Desafios
Na corrida, manteve um ritmo forte e disputou a liderança até os últimos metros com atletas do Chile e da Argentina, finalizando em segundo lugar. O resultado lhe garantiu uma vaga para o Campeonato Pan-Americano de Triathlon, que será disputado na Colômbia em junho.
“Foi muito duro. Corri com meninos muito fortes, liderei em vários momentos, mas no sprint final, o locutor anunciou a vitória do atleta mais preparado naquele instante. Estou muito feliz com a minha colocação e volto com a medalha de prata e consciência do que preciso melhorar para o Pan”, refletiu Alejandro. Neste fim de semana, o jovem atleta já parte para outro desafio, em uma prova no Paraguai.