Ações incluem preparo de receitas e cultivo de verduras, frutas e legumes
Diante da busca por práticas que promovam a conscientização sobre a importância da alimentação desde a infância, o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria de Lourdes Pereira Fernandes, em Capivari de Baixo, tem desenvolvido um projeto com a temática de Alimentação Saudável.
De acordo a professora da turma do maternal II C Jaqueciane Espindola, o tema alimentação é motivo de preocupação dos pais e dos educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que invadem as casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados.
“A promoção de hábitos saudáveis desde a infância é um dos pilares da BNCC. Introduzir conceitos de alimentação equilibrada, sustentabilidade e autonomia nas escolhas alimentares contribuem para a formação de cidadãos conscientes e saudáveis”, explica.
As crianças foram incentivadas a compartilhar as experiências e os conhecimentos sobre alimentos. “Argumentamos que a todo o momento o nosso corpo precisa de energia para andar, correr, falar, estudar até mesmo para dormir. E os alimentos são nossos aliados. Por isso precisamos nos alimentar adequadamente”, destaca a também docente do Maternal II C, Silvia Roque.
Entre as vivências realizadas com os alunos foi apresentada a história, “A cesta de dona Maricota”, da autora Tatiana Belinky, assim, foi utilizado recursos que atraiam o olhar e a escuta das crianças. As professoras pontuaram quais os alimentos podem ser cultivados no quintal das residências, além do piquenique com frutas, culinária na prática e jogo de identificação.
A prefeitura de Capivari de Baixo, através da secretaria de Educação, faz parte do projeto Informando o Cidadão do Futuro, no qual as escolas recebem os jornais para serem trabalhados em sala de aula.
Posteriormente, os alunos levam os exemplares para casa, ampliando o acesso à comunidade escolar e incentivando o hábito da leitura.