Programa DS Educação incentiva análise de notícias e produção coletiva
Os estudantes do 5º ano da Escola Núcleo Educacional Luiz Peron, em Armazém, participaram de uma atividade educativa inovadora dentro do programa DS Educação, que utilizou o jornal como ferramenta pedagógica para a formação de leitores críticos.
A iniciativa buscou aproximar os alunos da realidade social e ampliar sua compreensão sobre o papel da imprensa na construção da cidadania.
O tema “O uso do jornal como recurso pedagógico na formação de leitores críticos” trabalhou objetivos como estimular a leitura reflexiva, compreender a função social dos títulos jornalísticos, identificar os gêneros textuais mais comuns no jornal, incluindo notícias, reportagens, colunas e artigos de opinião, e promover a interação dos alunos com a realidade social por meio do debate e da produção coletiva.
A metodologia aplicada combinou leituras coletivas e individuais de títulos e chamadas de capa, análise dos diferentes gêneros jornalísticos, discussões sobre a importância de se manter informado e a criação de um Jornal Mural.
Esse espaço serviu para socializar as leituras e produções dos alunos, permitindo que participassem ativamente com comentários, colagens, recortes e reescrita de manchetes.
Entre os objetivos alcançados, estão o aumento da motivação para a leitura, maior compreensão da função dos textos jornalísticos, desenvolvimento do pensamento crítico em relação às informações recebidas e a valorização do trabalho coletivo e do espaço escolar como ambiente de reflexão.