O calor escaldante de domingo (16) não foi capaz de ofuscar o brilho do calor humano que tomou conta da sede da Academia Tubaronense de Letras. Em uma atmosfera vibrante de trocas culturais e literárias, Tubarão teve a honra de receber uma comitiva italiana composta por 14 autoridades, dentre elas Oscar de Bona, presidente da Associação Bellunesi nel Mondo, e Franco Conte, presidente da Associação Internacional Trevisani nel Mondo.
Quando dizemos sim às boas possibilidades que nos surgem, tudo reverbera. Na literatura, uma área multifacetada, as possibilidades integrativas são inimagináveis. Sempre em uma via de mão dupla, vivemos as maravilhas literárias, e esse evento internacional foi uma prova concreta disso. Organizado em parceria pela Academia Tubaronense de Letras (Acatul), a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Ajeb), a Fundação Municipal de Cultura, a Associação para a Itália no Mundo (AIM), a Associação Trevisani nel Mondo (ATM regional) e o Comitato Dante Alighieri de Tubarão e Região (Codatur), o encontro fortaleceu laços entre Brasil e Itália por meio da literatura. O poder público municipal foi representado pelo vice-prefeito, Denis Matiolla, reafirmando o compromisso da gestão com o fortalecimento cultural da cidade.
Dentre as principais atividades do evento, destacaram-se a renovação da diretoria da ATM regional, a aprovação do estatuto e o estreitamento dos laços culturais com os descendentes italianos. Além disso, foi realizado o lançamento da obra “Antônio Secreto”, do escritor Nicola Vegro, traduzida para o português. A presidente da Associação Trevisani nel Mondo regional, Fabíola Cechinel, esteve à frente na coordenação das atividades, garantindo o sucesso do evento.
Como mencionei em minha última crônica, “Uma Nova Era para a Cultura Tubaronense”, a cidade vive um momento cultural próspero, e a literatura não fica para trás. O Conselho Municipal de Políticas Culturais tem, nos últimos anos, contado com a presença de escritores, e atualmente a setorial de literatura, representada por Noemi Balbino, fortalece ainda mais essa conexão. Avançamos continuamente, aproximando entidades literárias e culturais em projetos e propósitos comuns.
A Acatul, sendo a maior entidade de expressão literária na cidade, sentiu-se honrada em estabelecer as parcerias mencionadas e sediar esse evento de grande prestígio. A presença de sua presidente, Marilene da Rosa Lapolli, acompanhada de diversos membros, reforçou a relevância da iniciativa.
A realização desse encontro não apenas fortalece a literatura local, mas também demonstra o impacto positivo das colaborações internacionais para a difusão da cultura. Tubarão se sente prestigiada por acolher um evento de tamanha relevância, reafirmando seu protagonismo no cenário cultural da região sul.