Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Há alguns anos, a Universidade de Stanford (EUA) realizou uma experiência de psicologia social que ficou conhecida como a “teoria das janelas quebradas”.
Os pesquisadores deixaram dois veículos idênticos, da mesma marca, modelo e até cor, abandonados na via pública. Um no Bronx, zona pobre e conflituosa de Nova York, e o outro em Palo Alto, uma zona rica e tranquila da Califórnia. Próximo a ambos os veículos, uma equipe de especialistas em psicologia social estudou as condutas das pessoas em cada local.
O veículo abandonado no Bronx começou a ser vandalizado em poucas horas. Perdeu as rodas, o motor, os espelhos, o rádio, etc. Levaram tudo o que fosse aproveitável e aquilo que não puderam levar destruíram.
O veículo em Palo Alto manteve-se intacto.
Passou uma semana e o carro do Bronx já era só um esqueleto, o de Palo Alto estava impecável. Foi aí que os pesquisadores quebraram um vidro do automóvel de Palo Alto. O resultado foi que se desencadeou o mesmo processo que o do Bronx, com roubo, violência e vandalismo, que também reduziram em poucos dias o veículo à sucata.
Um vidro quebrado num automóvel transmite a ideia de deterioração, de desinteresse, de despreocupação. Isso faz quebrar os códigos de convivência, como de ausência de lei, de normas, de regras. Induz ao “vale-tudo”. Cada novo ataque que o carro sofreu reafirmou e multiplicou essa ideia, até que a escala de violência se torna incontrolável.
A teoria das janelas quebradas prova que o delito é maior nas zonas onde o descuido, a sujeira, a desordem e o mau-trato são maiores. Se quebra um vidro de uma janela de um edifício e ninguém o repara, muito rapidamente estarão quebrados todos os demais. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração e isto parece não importar a ninguém, então ali se gerará o delito.
Abraço
“Abraçar é dizer com as mãos o que a boca não consegue. Porque nem sempre existem palavras para dizer tudo”. Mário Quintana
Resultados
É certo que a gente nunca sabe que resultados virão das nossas ações. É certo também que se não fizermos nada não haverá resultado algum.
Aniversário
Neste sábado, o nosso amigo Wagner Cardoso celebra com a sua Lúcia e os filhotes, Lara e Miguel, o seu aniversário. Parabéns!
Tubarão Luz
Tive a satisfação de apresentar a chegada do Papai Noel em Tubarão, ao lado da multitalentosa Joice Baricalla, devidamente caracterizada de “elfa”. Foi show!
Cidadão do Bem
O Rotary Club de Tubarão Cidade Azul promove um evento especial amanhã, durante o Dia D, na Praça 7 de Setembro, no Centro. Na estrutura montada na praça serão comercializados chope (R$ 12 o copo) e uma galinhada gourmet (R$ 15 o prato). O objetivo do evento é divulgar as ações solidárias do Rotary, entre elas a Campanha de Erradicação da Poliomielite e a Campanha Cidadão do Bem, que já distribuiu mais de 40 toneladas de alimentos a famílias carentes do município. Inclusive os rotarianos estarão arrecadando alimentos para a campanha no local.
Frase solta, que deveria estar presa:
“Se a vida te der limões, pelo menos peça sal e tequila.”