Terça-feira, 18 de março de 2025
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

18/03/2025 06:00

DESMARKETIZE-SE

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
A palavra “desmarketize-se”, que quando a gente escreve num editor de texto aparece a cobrinha vermelha embaixo, ou seja, não existe como termo da língua nacional, é o título de um dos mais recentes e mais lidos livros do marketeiro João Branco.
Profissional de marketing respeitado, apontado pela Forbes como um dos 10 melhores do Brasil, João Branco foi chefe de Marketing do McDonald’s no Brasil e é dono de uma série de conquistas notáveis no setor. É tão marketeiro que escreveu um livro aparentemente antimarketing, fazendo disso o seu marketing.
Em Desmarketize-se, o autor aborda temas ligados à área de marketing e vendas, inclusive apontando os exageros quase insuportáveis pelos quais a gente, os pobres mortais consumidores, passa hoje em dia. Já começa informando sobre uma pesquisa feita com mais de 7 mil pessoas, onde ele pergunta se quando alguém usa a expressão “isso é coisa de marketeiro” refere-se a algo bom ou ruim. 85% acham que é algo ruim. Ou seja, trabalhar com comunicação, especialmente marketing e vendas, hoje em dia, não é tarefa fácil, nem com boa reputação.
Por que será que isso acontece? Logo no Brasil, onde se diz que as pessoas já nascem marketeiras?
Talvez seja porque por aqui a galera exagera um pouco, tem um meme para tudo, tem sempre um “jeitinho” na manga, ou um improviso que vira lição em pouco tempo.
Num outro livro de João Branco, “De marketeiro e louco todo mundo tem um pouco”, ele já aborda o uso de “técnicas avançadas de marketing” que o brasileiro aplica no seu dia a dia sem nem mesmo perceber. É que todos nós temos este instinto de querer seduzir, satisfazer, de gostar das coisas que atraem, que deixam a vida mais prazerosa, mais bonita. A neurociência tem provado que nosso cérebro é programado para buscar isso, nos recompensando com doses prazerosas de dopamina quando encontramos.
Só que, segundo o autor, a gente, ao mesmo tempo que nasce e cresce sendo marketeiro, também tem ranço quando a coisa passa dos limites. Ou há quem goste de receber ligação às 6 da manhã de gente oferecendo pacote de internet, de ser abordado no supermercado pela moça do cartão fidelidade, de ser interrompido no meio de um jogo com a propaganda de Tadalafila, com o “xizinho” de fechar quase incógnito, de receber e-mail todo dia com uma “oportunidade única”?
 

Formada
Isadora Zandavalli Damiani Perito Cardoso se formou em Engenharia Civil no último sábado e celebrou com os familiares, num jantar oferecido pela vó Zeza.


CELEBRANDO
Ainda celebrando o aniversário o teólogo, cientista político e pastor Carlos Augusto Lopes. Parabéns! 

 

NIVER
José Luís Moreira, ou melhor, o nosso querido Titika, que celebrou aniversário no final de semana, recebendo o carinho da esposa e da filha. Parabéns, mestre! 


RILÁRIO
O empresário e comunicador Niltinho Veronesi reuniu a imprensa e autoridades na semana que passou para anunciar seu novo empreendimento, o Rilário Comedy Club, que ele passa a comandar. O prefeito, Estêner Soratto, o vice, Denis Matiolla, secretários, profissionais de quase todos os veículos da região e convidados marcaram presença numa noite que teve também a apresentação do humorista Jorge Gastaldi. Almejamos sucesso! 


CARÁTER
O verdadeiro caráter de um homem é revelado pela maneira que ele trata aqueles que nada podem fazer por ele.

BOLSA
Atenção, minha leitora, sempre que tocarem a campainha na sua casa, vá atender a porta com uma bolsa no ombro. Se a visita for agradável, é só dizer: que bom que você veio agora, acabei de chegar. Caso a visita seja inconveniente, diga: que pena que você veio agora, estava de saída...

CONFUSÃO
Essas duas tresloucadas, a saudade e a esperança, vivem ambas na casa do presente, quando deviam estar, é lógico, uma na casa do passado e a outra na casa do futuro. Quanto ao presente, esse nunca está em casa. – Mário Quintana.

DICA
Atenção para mais uma dica de como se comportar na internet. Antes de postar algo em sua rede social ou num grupo de Whatsapp, pergunte-se: será que isso vai gerar alguma confusão, mal-entendido, ou discórdia? Se a resposta for sim, poste!
 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR