Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!
Quem acredita em si, nos seus princípios e nos seus objetivos, compreende e confia no processo, sabendo quais etapas precisam ser cumpridas para estar no lugar que deseja.
Se o leite azedar, ele se transforma em iogurte, que tem mais valor que o próprio leite. Se azedar mais ainda, se transforma em queijo, que é ainda mais valioso.
Se a uva for pisoteada e azedar, vira vinho, que é bem mais valioso que a própria uva.
As azeitonas, para virarem azeite, passam por um processo de forte esmagamento e prensa, até transformarem-se em um produto com mais qualidades e infinitamente mais valioso que a própria azeitona.
Os diamantes são pedras preciosas valiosas e muito apreciadas, mas só depois de passarem por um processo de pressão extrema e lapidação.
As sementes germinam e se transformam em árvores, no escuro e na solidão.
O trigo, para virar farinha e depois pão, é moído, amassado e colocado sob forte calor.
O processo pode até gerar dor, mas não gera destruição, ele gera transformação.
Por isso, quando estivermos nos sentindo pisoteados, esmagados, azedos, sob pressão, na escuridão, lembremo-nos que estes podem ser os momentos do nosso processo de transformação.
E quando temos fé e confiamos em nós mesmos, vamos saber exatamente em que fase do processo estamos e vamos até o fim.
Antes os frutos e depois os dons. Antes o caráter e depois o poder. Antes o secreto e depois o público.
Antes do Grande Arquiteto nos construir para cima ele vai nos edificar por dentro, desde o chão, desde a raiz. Somos pedras brutas cujas arestas nos são retiradas durante o processo chamado vida.
Não convém pularmos as etapas, por mais dolorosas que elas sejam, pois os objetivos nos são caros e, alcançados, vão valer a pena.
Beber
O meu leitor e a minha leitora devem lembrar que há algum tempo, quando a gente bebia um pouco a mais, a gente procurava esconder dos outros esta situação. Pois bem, até isso está mudando. Hoje a gente enche um jarro de rolhas e coloca no meio da sala, justamente para registrar e mostrar quanto vinho tem tomado...
Papo de casado
- Minha mulher não me deixa comprar o carro que eu quero...
- Mas de quem é o dinheiro?
- Meu.
- E quem vai dirigir o carro?
- Eu.
- E quem manda nesta relação?
- Eu que mando. Boa! Mas quem é você?
- Pode me chamar de satanás, divórcio, traumatismo craniano, etc.
Eu
“Eu não sou o que me aconteceu. Eu sou o que escolho me tornar”. Não somos definidos pelas dores que sofremos, pelos erros que cometemos, pelas decepções que vivemos. Somos definidos pelas escolhas que fizermos a partir de agora. O passado pode ser um peso ou uma ponte, e quem decide somos nós!
Segredo
Algumas pessoas acham que eu guardo bem o segredo que me contaram. Na verdade, eu esqueci o que elas me disseram, talvez nem tenha ouvido direito...
Vó Vera
De aniversário hoje a nossa querida Vera Lúcia da Silva, que sempre brinda os amigos com uma boa conversa e um bom conselho. Parabéns!
Aniversário
O gente fina André Koch, nosso colega aqui no Diário do Sul e na vida, celebrando aniversário em um dos raros momentos em que está no Brasil. Parabéns, mô quiridu!
Prêmio Elisabete Anderle
Vai até o dia 4 de fevereiro o período de inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – 2024, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura. O edital irá selecionar propostas culturais que objetivem o estímulo e o fomento da produção, circulação, pesquisa, salvaguarda, publicação, formação e difusão de produtos, bens e/ou serviços artísticos e culturais, acessíveis a diferentes públicos. Nesta edição, serão distribuídos R$ 8.025.000,00 a propostas dentro de três categorias: artes, artes populares e patrimônio cultural. O edital pode ser consultado no portal da FCC.
Frase solta, que deveria estar presa:
“Quando se acredita em propósitos, todas as manhãs são oportunidades”.