Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Assistimos ou tivemos notícias da posse de todos os prefeitos, vices e vereadores em nossa região, na última quarta, primeiro dia do ano e dos mandatos dos mesmos. Tais solenidades são regradas pelas respectivas leis orgânicas ou legislação municipal específica de cada cidade e, na grande maioria dos casos, coube ao Poder Legislativo municipal comandar o ato.
Em muitas cidades tais atos contaram com a presença do prefeito anterior, inclusive com o rito da transmissão da faixa de prefeito. Houve também, como em Tubarão, atos que não consideraram a transmissão do cargo, apenas a posse do prefeito e vice, logo após os vereadores serem empossados. No caso tubaronense, conforme preconiza a Lei Orgânica do município, de 1990, especialmente em seu artigo 11.
Solenidades públicas seguem, em sua maioria, regras de cerimonial e protocolo, que podem ser determinadas por lei, seja federal, estadual ou municipal, ou por costumes, tradições e convenções como as “regras” de etiqueta.
E assim como há regras de protocolo, há também a quebra de protocolo, ou seja, descumprir ou ignorar tais regras. E isso a gente viu bastante.
Voltar-se para a bandeira nacional durante a execução do Hino Nacional, por exemplo, é uma quebra de protocolo que muitos cometem, inclusive autoridades, neste caso há uma lei federal específica, que regula o uso dos símbolos nacionais, que veda tal postura.
Mas a maioria dos casos de quebra de protocolo são em quesitos “regrados” por costumes, tradições e etiqueta. Em Tubarão, por exemplo, o convite da posse dos novos governantes trazia a informação sobre o traje: “social” para agentes políticos e “esporte fino” para o público em geral. Mas vamos concordar que estas são regras ou convenções difíceis de cumprir, visto a variedade de possibilidades que tais termos ensejam.
Descumpriu regra o vereador que substituiu a tradicional gravata por um lenço com nó “maragato”, no mais fiel estilo tradicionalista gaúcho? E o que combinou o paletó com um jeans? E as autoridades femininas presentes? Todas muito bem vestidas, cada uma seguindo o seu estilo, uma tendência ou a moda do momento. Que regra poderia uniformizar esses trajes? Impossível.
Mas, no final das contas, o protocolo que esperamos que seja seguido à risca pelos empossados e empossadas é o trabalho e dedicação para melhorar a vida dos cidadãos.
Que assim seja!
Tá na égua
“Piru e não dou vórtis”.
Regra do jogo de bolinha de vidro, quando a bolinha não pode bater em nenhum obstáculo estranho.
Celebrando
Ainda celebrando o aniversário, o nosso amigo, grande profissional de eventos, Marcos Antunes. Parabéns!
Parabéns
O dr. Raphael Bianchini da Silva, celebrando o aniversário com a família, junto às festas de fim de ano.
Porcada Summer
Será neste sábado a edição 2025 da Porcada Summer, evento que marca o verão na região e que completa 25 anos de festa e alegria. As atrações este ano ficam por conta do show nacional com Sorriso Maroto, um dos maiores nomes do pagode nacional. Além de Petroski B2B Bratti SC (funk/megafunk); Adolfo (sertanejo); Kauê (open format); Schillist (eletrônica), dentre outros artistas. O evento será open food para todos os setores, com cortes suínos premium, assinados pela Beef Steakhouse e open bar nos setores VIP e Backstage. Ingressos ainda disponíveis no minhaentrada.com.br.
Frase solta, que deveria estar presa:
“O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença”.