As passagens bíblicas retratam cenas sobre arrecadar impostos, como nos episódios de Zaqueu, o publicano, e do apóstolo São Mateus, padroeiro dos auditores fiscais. Eis que no último sábado, ao celebrar a data, surpreendeu a mensagem em vídeo pelo secretário Cleverson Siewert, cujas palavras a coluna as transcreve: “Em nome da Secretaria da Fazenda e do governador Jorginho Mello, eu quero homenagear a cada um dos auditores fiscais e ao Sindifisco pelo dia celebrado neste sábado, 21 de setembro. Com excelência vocês vêm contribuindo com uma política tributária cada vez mais justa e eficiente, que é modelo para todo nosso país. O resultado desse trabalho não se reflete apenas na arrecadação, fiscalização e no combate à sonegação. O fisco é a engrenagem que move a máquina pública. Programas como o “universidade gratuita” e “estrada boa” são apenas dois exemplos de políticas públicas que não teriam saído do papel sem a dedicação e comprometimento de cada um dos 397 membros da ativa. Importante também lembrar e agradecer aos 512 fiscais que já cumpriram seu papel e hoje estão aposentados. Todos estão de parabéns e muito obrigado pela entrega e comprometimento de toda a carreira nestes quase dois anos de governo. Vamos em frente juntos e confiantes no sucesso da nossa missão, que é garantir que SC seja um estado ainda melhor para se viver, trabalhar e investir. Caloroso abraço a todos vocês”, conclui, Siewert.
Reconhecimento
Palavras até então pouco ouvidas e que demonstram a parceria e o comprometimento entre entidade e colaboradores. Um não cresce sem o outro. Razões do sucesso. Se a arrecadação vai bem, as cobranças quanto à aplicação dos recursos também deve corresponder. Então está provado que, para o bom funcionamento da máquina pública, é necessário que a engrenagem humana esteja constantemente “lubrificada”.
Carreira de Estado
A Previdência Social segue tirando o sono de brasileiros. Enquanto, de um lado, o governo com a conta cada ano mais salgada, do outro, servidores prejudicados reagem evitando mais perdas. Na última quinta, uma reunião com representantes de carreiras típicas de estado (magistrados, promotores, auditores fiscais, delegados de polícia e defensores públicos) trataram de muitos assuntos e, mais especificamente, da reforma previdenciária que o governo federal anseia em inserir estados e municípios no pacote. Proposta que ameaça a autonomia dos entes federados, razões pelo esforço concentrado das categorias com vistas a frear o seu andamento no Congresso Nacional.
Contadores e malhas fiscais
Celebrado no último domingo, 22, a coluna rende homenagem à classe contábil pela parceria e comprometimento nas inúmeras ações junto a seus clientes, notadamente referente às malhas fiscais da Secretaria da Fazenda.
Refletindo
“Senhor, sabedoria para que a prática religiosa nunca se confunda com a busca de prestígio e poder”. Uma ótima semana!