16 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

21/06/2024 06:00

Uma mulher articulada

Não estou querendo dizer que ela passou a ser uma favorita só porque na entrevista que nos concedeu, na manhã desta quinta-feira, na Cidade FM, mostrou coerência, sensatez, conhecimento da causa pública, atenta aos problemas da cidade e se definiu como alguém que, apesar de defender suas ideias progressistas com convicção, acredita no diálogo, com entendimento e respeito às ideias divergentes. Muito pelo contrário. Maristela Francisco, uma policial civil aposentada de pouco mais de 50 anos, mãe de três filhos, nascida em Lages, mas que adotou Tubarão para estudar, trabalhar, viver e criar sua família, sabe que a eleição para prefeito nesta cidade é muito difícil. Não só porque existem partidos tradicionais e dominantes, mas principalmente porque para uma sigla de porte médio, como é o PT tubaronense, a possibilidade de chegar ao poder passa necessariamente por uma convergência de fatores, tal qual aconteceu na vitória de Olavio Falchetti em 2012. Ela, todavia, não parece estar muito preocupada com a questão do favoritismo. Calejada pelas dificuldades que a lapidaram, tanto na vida pessoal, quanto profissional, a candidata do PT quer mesmo é ser diferente, aproveitar para crescer politicamente, e, acima de tudo, mostrar à sociedade que pessoas simples como ela, geralmente anônimas, também estão preparadas para o debate e precisam ser ouvidas. Se não como políticos renomados, pelo menos como cidadãos preocupados.  

Escrevam 

Aliás, quanto à questão de aprendermos a ouvir, quero deixar aqui minha opinião. Considerando o atual quadro da política tubaronense, com as suas candidaturas e coligações, Maristela, verdadeiramente, tem poucas chances de uma vitória, porém, acreditem, ela não vai passar batida pelo pleito. Não vai ser uma “candidata qualquer”. É uma mulher educada, inteligente, articulada, bem informada, estudiosa e que usa a discrição como principal linha de sua personalidade, ouvindo mais do que falando e analisando bem, antes de julgar. Maristela Francisco sobe a régua que vai medir a capacidade dos candidatos nos debates em Tubarão. Posso até estar equivocado, mas ela não me parece uma daquelas militantes chatas, envolta nas discussões ideológicas e defesa das bandeiras de movimentos. Defende essas questões, sim, mas não pretende levar isso para o debate. O que ela quer mesmo é discutir os problemas de Tubarão, e está se preparando para tal. A “homarada” que se cuide.   

Piso da enfermagem: pagando o atrasado

Os valores do acerto de contas do piso da enfermagem para municípios que dependem do subsídio federal, referentes aos meses de maio a agosto de 2023, já foram divulgados. A portaria, que dispõe sobre a análise de revisão de dados do repasse da Assistência Financeira Complementar da União aos estados e municípios, está publicada no Diário Oficial da União. Ao todo, serão transferidos mais de R$ 172 milhões para contemplar 1.626 municípios e dez estados. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR