22 DE JUNHO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

14/06/2024 06:00

Outro dia

Pensei em falar mais alguma coisa nesta coluna de final de semana sobre o que aconteceu com a tornozeleira que o ex-prefeito Joares Ponticelli é obrigado a usar por determinação do Poder Judiciário como medida cautelar, em decorrência das acusações que existem contra si na Operação Mensageiro. Mas não. Estou lendo, mas sem muito tempo, alguns documentos que recebi e que me parecem importantes para que possa fazer uma melhor análise dos fatos. Semana que vem faço uma coluna sobre o assunto.

Apertando o cerco

Segundo Ricardo Leonetti, chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral, responsável pelos partidos, candidatos e eleitores de parte de Tubarão, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio e Pedras Grandes, a correria está grande neste período que antecede as eleições municipais de outubro próximo. Conforme explicou, durante uma entrevista na Rádio Cidade, documentalmente não existem muitas alterações em relação aos pleitos passados, até porque o regramento praticamente continua igual, mas os partidos não podem esquecer que eles têm que, a cada eleição, apresentar suas certidões comprovando que estão com tudo em dia.

Os pequenos

Devem ficar atentos também os dirigentes de partidos menores, que ainda não têm diretórios nos municípios, mas vão disputar as eleições com executivas provisórias. Também existem, em relação a eles, uma série de exigências para que possam lançar candidatos e atuarem normalmente nas eleições. Em caso de dúvidas é só recorrer ao cartório, que funciona no segundo andar do Praça Shopping, para saná-las.

Troca de locais 

Quanto a isso, aqui em Tubarão e, também em Jaguaruna, teremos duas alterações bem significativas em relação à mudança de ambiente escolhido para as seções. O Colégio Gallotti, por exemplo, que durante anos dividiu com o Colégio São José a posição de maior reduto eleitoral da cidade, vai perder o posto e não receber mais o agito do dia das eleições. Por questões de conforto, mas, principalmente acessibilidade, todas as seções daquela região de Oficinas trocarão o prédio do Galotti pelo do Mauá. A grande questão é que no Gallotti só as salas do térreo nunca foram suficientes para receber todos os eleitores cadastrados, e muitas das seções eram instaladas no segundo andar, sem que houvesse uma rampa para cadeirantes, idosos e outros necessitados. Já o Mauá tem espaço para alojar todas as seções num prédio moderno e todo equipado.  

A escola da Garopaba do Sul 

O caso de Jaguaruna é mais complicado. Pelo fato da escola da comunidade ter sido destruída para a construção de uma nova, e que não ficará pronta até as eleições, os eleitores da Garopaba do Sul serão transferidos na eleição deste ano, provavelmente, para a escola onde funcionam as sessões do Camacho. A Justiça Eleitoral ainda não bateu o martelo quanto a este novo local, mas pretende oficializar a troca nos próximos dias.   

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR