27 DE ABRIL DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

29/03/2024 06:00

A relação com o PSD e o prefeito Jairo

Conforme prometi na coluna de quinta, repasso agora os detalhes do que obtive do médico vereador Jean Abreu Machado, na entrevista da Cidade FM, sobre sua migração do PSD para o PP e o possível abalo nas relações com o prefeito Jairo Cascaes, presidente da sigla e maior liderança do PSD tubaronense. Quando me referi, na entrevista, a estes dois tópicos, Jean se mostrou tranquilo e não me pareceu nada constrangido ou envergonhado. Nem quando questionei sobre a nota publicada pelo amigo e colega colunista Arilton Barreiros, dando conta de que ele teria deixado o partido sem comunicar o fato ao prefeito Jairo.

O acordo feito

Jean afirmou que isso não era verdade e que, inclusive, já havia conversado com o jornalista em questão (ele evitou citar o nome), esclarecendo tudo, e que inclusive não guardava nenhuma mágoa pela divulgação da nota, pois compreendia que o jornalista também tinha sido vítima de uma fonte mal informada. “Eu nunca iria ser ingrato com o partido e muito menos com o prefeito Jairo. Fez parte, inclusive, do meu acordo preliminar com os dirigentes e vereadores do PP, que nada fosse assinado e muito menos publicado antes que eu tivesse uma conversa com Jairo e com o Julio Garcia. Conversas que serviriam apenas para comunicá-los sobre a minha decisão, pois eu não voltaria mais atrás, mas teriam que acontecer antes do anúncio oficial”.

O desencontro  

Segundo o vereador, foi neste ponto que se deu o conflito. Ele saiu do encontro com os progressistas e só não se preocupou muito porque já tinha uma audiência agendada com o prefeito para as 17h. No início da tarde, porém, começou a receber manifestações de amigos questionando sobre a migração e constatou que, infelizmente, a informação estava vazada. “Sabes como são essas coisas, né? O ditado já diz que não existe segredo quando uma outra pessoa fica a par do que você pensa, imagina, então, quando não uma só, mas várias outras sabem”. Foi por isso que ele tentou antecipar o encontro com o prefeito.

Já estava sabendo    

“Eu cheguei a falar com a assessoria do prefeito tentando antecipar a conversa para as 13h, mas a agenda dele não permitia. Quando cheguei na prefeitura tinha quase certeza – como se confirmou – que ele já havia sido informado por outros, o que eu queria evitar”. Segundo Jean, não houve traição, pois ele nunca prometeu nada ao PSD da mesma forma que o PSD, ou mesmo alguma liderança forte ligada ao partido, nunca havia lhe oferecido qualquer oportunidade maior, em termos de cargos a serem disputados.

Fiel ao prefeito na eleição tampão

“Se o Jairo entendeu o meu movimento como um ato de traição, eu só tenho a lamentar, pois tivemos ocorrências anteriores onde pude mostrar toda a minha lealdade, e diante de situações difíceis de serem contornadas. Era pressão de todos os cantos”. Ele se referia, naturalmente, à eleição de Jairo para o mandato-tampão, onde o nome de Jean surgiu, inclusive com o apoio até mesmo da oposição, para encabeçar uma chapa única, de consenso. Na oportunidade, o médico desarticulou o movimento, deixando claro que apoiava Jairo e não iria nunca para uma disputa, pois entendia que o colega merecia ser o prefeito.

Ele me conhece

Sobre essa questão de lealdade, achei interessante algo dito por Jean Abreu. Observando que o que mais havia lhe atraído no convite feito pelo PP tinha sido a oferta para disputar a eleição de prefeito, indaguei se, por acaso, Jairo não teria tentado lhe persuadir, ofertando o mesmo pelo PSD. Ele respondeu de bate-pronto: “Jairo é inteligente o suficiente para saber que eu não aceitaria, pois já provei a ele que a palavra dada vale, para mim, mais que o papel. Eu nunca faria leilão com algo tão significativo que me foi oferecido pelos progressistas. Aliás, eu nunca fiz leilão com nada na minha vida”, finalizou.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR