17 DE MAIO DE 2024
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MILTON ALVES

02/05/2024 06:00

Agora parece que vai

Depois de muita espera, com direito a licitação cancelada, alteração no projeto original, rompimento do primeiro contrato e a demora na busca de uma nova empreiteira para executar a obra, finalmente está saindo do papel o acesso a ponte Stélio Cascaes Boabaid pelos lados de Capivari de Baixo. A ponte em si, construída com recursos que o Estado repassou aos municípios de Tubarão e Capivari de Baixo através do Consórcio CIM/Amurel, está pronta desde meados do ano passado, todavia, a falta dos acessos de ambos os lados fez com que a passagem sobre o rio Tubarão não tenha sido entregue até agora.   
 

Obras na avenida

Como mostra a foto, em Capivari de Baixo a obra não se resumirá apenas à elevação de solo para nivelar a cabeceira da ponte. Ela promoverá também a alteração da base e retificação de todo um trecho da avenida Paulo Santos Melo, exatamente entre a ponte e a rótula da avenida Nilton Augusto Sachetti. A avenida Paulo Santos Melo, que se estende após a rótula, passando defronte os portões principais de acesso ao complexo Jorge Lacerda, não deverá sofrer nenhuma alteração neste trecho sequencial. Pelo menos por enquanto.  

Base de macadame

Agora, quanto a esse trecho em obras, foi ele, inclusive, que provocou todo o entrave entre prefeitura e empreiteira, culminando o rompimento do contrato e o afastamento da JR, a empresa que havia ganho a licitação inicial. Ocorre que o pavimento seria de concreto e, por isso, não teria a base de macadame. A empresa, porém, exigia um aditivo para implantar a camada deste material. A prefeitura não aceitou pagar o excedente e entendeu que, se era para pagar mais caro pelo concreto, e ainda assim ter que gastar com a base, então que se fizesse a base e pavimentasse a via com asfalto, que neste caso fica bem mais barato.

Acelerando o processo

A construtora responsável pela obra em Capivari é a BCL Empreendimentos, de Orleans, a mesma que fez a pavimentação da estrada geral de Congonhas e, segundo seu engenheiro chefe, caso o tempo colabore, deve ser entregue antes mesmo do prazo estabelecido. Neste primeiro momento, as atenções estão voltadas para o assentamento de toda a base de macadame, pois é ela que servirá de sustentação para o tráfego pesado que deverá passar nesta que será a principal ligação entre os dois municípios.    

Diário do Sul
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