27 DE ABRIL DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

28/03/2024 06:00

“Sempre joguei limpo”

Numa entrevista bastante esclarecedora, feita por mim, quarta-feira, na Rádio Cidade, o médico e vereador Jean Abreu Machado pôde justificar as razões que o fizeram trocar o PSD pelo Progressista e falar sobre o principal objetivo a ser alcançado com o apoio dos novos correligionários: o comando da prefeitura. Ele não nega ser esta a principal razão que o faz aceitar o convite do PP. Óbvio que sempre existiu entre Jean e o partido de Joares Ponticelli uma relação de amizade, parceria, respeito e, inclusive, gratidão pela confiança depositada na sua condição de líder de governo na Câmara. Mas virar prefeito passou a ser um sonho que o PP talvez possa lhe transformar em realidade.

A caminho de São Paulo 
Natural de Rio Grande, cidade portuária do Sul do Brasil, Jean está enraizado há mais de 20 anos em Tubarão. Chegou aqui com a esposa e um filho recém-nascido no colo. Confessa que não veio pensando em ficar por aqui. Era um serviço temporário, mas gostou tanto da cidade e dos moradores, que abandonou a ideia primária de estabelecer carreira em Ribeirão Preto, São Paulo, fixando os pés na Cidade Azul.

Cidadão tubaronense  
A família cresceu e hoje, com um casal de filhos já adultos, entende que chegou a hora de retribuir a confiança e dar um pouco do que sabe e sonha para a cidade. “Sinto-me um tubaronense e não saio daqui nunca mais”, destaca. “Só para passear. O resto é aqui para todo o sempre. Por isso, gostaria de ser prefeito da cidade”.

A questão da profissão médica  
Também ajuda Jean a se colocar à disposição de uma candidatura a prefeito o fato de que hoje existe na cidade uma equipe de colegas médicos anestesistas que consegue suprir a demanda necessária de profissionais na área, tanto na clínica especializada que ele montou em parceria, quanto na prestação de serviços aos hospitais e demais clínicas da cidade. 

Com o doutor Manoel Bertoncini 
“Sempre gostei de política, desde os tempos da minha graduação na faculdade, mas foi só aqui em Tubarão, convivendo com meu querido e saudoso amigo Manoel Bertoncini, que descobri mesmo como funciona essa política partidária, e quando me enveredei na façanha de tentar uma cadeira no Legislativo já objetivava me preparar para algo maior. Eu acho que posso ajudar Tubarão”.

Uma saúde diferente para todos
Questionado sobre as ideias para a cidade, Jean destacou duas: incrementar obras de infraestrutura e prevenção de cheias e dar um “up” na saúde do município. Aí parece que vai ser a sua praia. Grandes projetos que façam a cidade ser case não só nos serviços médicos de especializações da rede particular, mas também na saúde pública. Adotar uma política agressiva de médicos de família, com plano de carreira para que clínicos migrem para cá, residam nas próprias comunidades e faturem um salário que seja grande o suficiente para nunca mais pensarem em sair daqui. “A população, principalmente a menos abastada, quer o médico dentro da sua casa. População com saúde tendo o médico morando na esquina não tem preço”, destacou. Segundo Jean, a ideia não é pioneira e está dando certo em vários locais do Brasil. Por que não trazer para cá?   

O PSD e o prefeito Jairo
Sem papas na língua, Jean foi claro e objetivo quando se referiu ao PSD e seu dirigente máximo, o prefeito Jairo Cascaes. Essa conversa, porém, por ser delicada e extensa, deixo para a coluna de amanhã. Leiam para entender o que de fato aconteceu.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR