24 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

MAURO PAES CORRÊA

04/04/2024 06:00

A melhor experiência é a prática

Os estudantes de cursos relacionados ao segmento de tecnologia devem buscar um estágio na área, tão logo iniciarem seus estudos. Isso pelo fato de que a vida diária do ambiente de trabalho traz inúmeras interações com o que é possível esperar após o estudo e fazer uma logística estudantil reversa, questionando dentro da sala de aula as observações e práticas obtidas em um primeiro trabalho, com o acompanhamento de um supervisor.

De certa forma é o estágio que traz uma dimensão para o estudante - se realmente quer seguir no segmento ou não. E dentro da tecnologia, o grande chamariz ainda continua sendo a empregabilidade. Por mais que o cenário de contratações tenha oscilado nos últimos meses, há uma absorção contínua de mão de obra, mantendo o interesse da população em geral a conhecer os diversos cursos ofertados na região e, posteriormente, contribuir para que estes cursos tenham índices reduzidos de evasão escolar.

É importante lembrar que o estágio traz um aprendizado acima do valor recebido pelo estudante, praticamente considerado uma bolsa-auxílio diante do valor reduzido, além do seguro obrigatório de vida. Pelo menos por uma única vez o estudante lembrará no futuro de que aqueles bons tempos de prática foram essenciais para o seu desenvolvimento profissional. 

Inclusive, as versões recentes dos planos pedagógicos das escolas, principalmente as particulares, e o trabalho das capacidades socioemocionais trazem uma visão que incentiva a interação entre os estudantes, futuros estagiários, com sua equipe de trabalho e, posteriormente, com o público atendido. 
 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR