Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

MATHEUS MADEIRA

25/07/2025 06:00

Mantenha os vidros bem fechados

As imagens, convenhamos, são constrangedoras. Uma deputada federal zanzando aos berros em meio aos carros parados em um cruzamento movimentado da cidade. Carregando um cartaz com frases desconexas, símbolos um tanto esquisitos e repetindo bordões como “faz o L gostoso” – está no vídeo, eu juro. Constrangedoras, sim, mas reais e registradas: terça-feira em Criciúma, quarta-feira em Tubarão. Talvez tenha faltado a Júlia Zanatta uma amizade sincera que lhe recomendasse se preservar um pouco. Talvez ela tenha chegado um pouco tarde, porque na quinta-feira ela resolveu parar sua peregrinação por semáforos fechados. De qualquer forma, é bom ficar atento. Ao voltar para casa depois de um extenuante dia de trabalho, mantenha os vidros do seu carro bem fechados. 

Universidade Gratuita
A imprensa estadual noticiou nesta semana que um vereador de Herval d’Oeste está na lista dos contemplados pelo Universidade Gratuita. Coincidência ou não, é a mesma cidade onde o governador Jorginho Mello também já foi vereador. Enquanto isso, centenas de famílias sofrem com a falta de perspectiva de concluir o sonho da faculdade e têm que administrar dívidas imensas porque acreditaram no programa do governo de Santa Catarina.

Prejuízo certo
Antes mesmo de entrar em vigor, o tarifaço de Trump para os produtos brasileiros já causa estrago na economia de Santa Catarina. O setor de extração de madeira e fabricação de móveis no estado interrompeu a produção após a suspensão das compras pelos clientes estrangeiros.

Nomes da majoritária
O Novo apresentou o deputado federal Gilson Marques como candidato ao Senado. O gesto sinaliza que o partido pretende estar na chapa majoritária – o que, em tese, o distancia de Jorginho Mello, que ficou sem ter nada a oferecer com a entrada abrupta de Carlos Bolsonaro na sua composição.

Um exercício de projeção
Vamos supor que Jorginho tenha um vice do MDB, com Carlos Bolsonaro (Republicanos ou PL) e Caroline de Toni (PL) ao Senado. Em outra raia à direita, João Rodrigues (PSD) ao governo, com Clésio Salvaro (podendo trocar o PSD pelo União) como vice, e Esperidião Amin (PP) e Gilson Marques ao Senado. Parece uma possibilidade.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR