27 DE ABRIL DE 2024
Fechar [x]

MATHEUS MADEIRA

29/03/2024 06:00

Caça às candidaturas laranjas 

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) é presidido por uma mulher pela primeira vez. Maria do Rocio tomou posse justamente no Dia Internacional da Mulher (8 de março) e tem deixado muito claro, desde então, que tratará questões de gênero como prioridade em sua gestão. É um elemento a mais em um contexto nacional de caça às candidaturas laranjas. A cota de gênero na composição das chapas proporcionais foi criada como claro instrumento de estímulo à participação feminina na política e tem gerado resultados satisfatórios, embora ainda tímidos. O fato de as campanhas serem abastecidas com recursos públicos tornou ainda mais necessária a efetiva fiscalização contra a eventual existência de registros de candidaturas que aconteçam apenas para cumprir a obrigação legal, burlando o espírito real da legislação de equilibrar oportunidades. Em resumo: a Justiça Eleitoral estará de olhos bem abertos

Everson presidente

Atualmente atuando no gabinete do deputado estadual Julio Garcia, Everson Martins responde pela presidência do PSD em Tubarão. O antigo titular, Jairo Cascaes, se afastou do comando depois de se tornar prefeito. É possível que o grupo seja reformulado após as filiações de Luciano Menezes e Denis Matiola. Everson é pré-candidato a vereador.

Bauer no PP

O ex-senador e ex-vice-governador Paulo Bauer anunciou na quarta-feira a sua desfiliação do PSDB, após 19 anos. A primeira alegação foi a de que o desembarque ocorria porque ele está se dedicando à atividade privada em uma grande empresa. Porém, logo em seguida, surgiram rumores de que ele estaria na verdade encaminhando uma filiação ao PP.

Quadro nacional

O PSDB tem tido dificuldades claras de se posicionar no debate político nacional. Em recente entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, defendeu que a sigla troque a posição de oposição ao governo Lula por uma postura de independência. 

  • 1 / 1
Ex-senador e ex-vice-governador Paulo Bauer
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR