Logicamente, o grande assunto do fim de semana é a final da Libertadores envolvendo Flamengo e Palmeiras. Precisamos ser francos: O Flamengo é o favorito. Se pensarmos no momento, sim. No entanto, num jogo de 90 minutos que valem muito, uma estratégia bem realizada e executada pode fazer com que o Palmeiras consiga levantar o título, uma vez que o rei da estratégia é o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira.
Andava mal
No momento a situação do Flamengo é melhor, mas vale destacar o passado. A equipe comandada por Abel Ferreira não venceu suas últimas cinco partidas no Brasileirão, perdeu a liderança do torneio e chega bastante pressionada para fazer um bom jogo. Mas a situação atual é parecida com as duas últimas finais de Libertadores disputadas pelo Verdão. Na edição de 2020, o time - já comandado por Abel - encarou o Santos vindo de duas derrotas e um empate. Nos seis jogos prévios, foram três derrotas, dois empates e só uma vitória.
E deu certo
Já na edição de 2021 a situação foi ainda pior. Antes de encarar o Flamengo, em Montevidéu, o Palmeiras acumulou três derrotas e um empate antes da decisão. Neste período, inclusive, o Verdão perdeu um clássico para o São Paulo, por 2 a 0, e deixou muitos torcedores preocupados em relação ao que estava por vir na final contra o Rubro-Negro. Em Montevidéu, porém, o Palmeiras conseguiu uma reviravolta e deixou para trás o mau momento que vivia antes daquela tarde. Com gols de Raphael Veiga e Deyverson, o Verdão faturou o tricampeonato.
Iluminados
De todo modo, é preciso destacar que elenco por elenco, o Flamengo parece ser melhor e com melhor entrosamento. E tem dois jogadores que fazem toda a diferença no setor de ataque. Arrascaeta e Bruno Henrique estão em ótima fase e gostam de jogos grandes. Além disso, o meio do Flamengo é combativo e a dupla de zaga é bem acima da média. Por isso acho o Flamengo favorito no próximo sábado.