Uma coisa o Atlético Tubarão não errou: iniciou o planejamento bem antes e efetuou contratação de técnico também, assim como parte do elenco. O mesmo foi feito, inclusive, no sub-21. O planejamento começou bem cedo, muito mais cedo que a ampla maioria das equipes. A diferença é que o sub-21 dominou toda a competição, e só teve instabilidade nos dois jogos finais, mas levantou a taça. No profissional, vem fazendo uma campanha que beira o vexame, pois em cinco jogos não ganhou nenhum e ocupa a penúltima colocação. Qual a explicação pra isso? Competência no comando técnico?
Será que quer?
Escrevo essas linhas sem a certeza do que pode acontecer ao longo do dia, mas tenho defendido que Ton merece uma chance no comando técnico. Seria o melhor caminho, pois o mesmo conhece a maior parte do elenco, conhece mais do que ninguém principalmente os jovens e sabe muito de futebol. Além disso, é técnico com credenciamento A pela CBF, em curso realizado neste ano. Já esteve no futebol profissional e tem gabarito pra assumir não somente o Atlético Tubarão, mas qualquer clube. A questão é: será que o Ton quer?
Tapa buraco
Ton pode estar num estágio da carreira em que não quer servir de “tapa-buraco” pra nenhum clube. Muito menos para o Atlético, que está “escondido” na segunda divisão do futebol catarinense. Tirar o clube dessa situação vai dar visibilidade à competência comprovada do Ton? Talvez sim, talvez não. O técnico já passou por isso outras vezes e não foi valorizado da maneira como merecia. Mas mantenho o que já disse antes. Buscar um técnico fora é perder um tempo que o clube não tem.
Pateta
Pra finalizar esse assunto, espero sinceramente que o Atlético Tubarão esteja correndo atrás de quem pichou o muro do Estádio Domingos Gonzales, que nem patrimônio do clube é. Uma força-tarefa para pintar e deixar o estádio bonitinho foi realizado e um pateta se sentiu no direito de ir escrever besteira no muro. Hoje tem câmeras em todos os lugares e a identificação seria até fácil, basta correr atrás e espero que o clube esteja fazendo isso.
Easy
O que eu ouvi e li ontem, que o Flamengo perdeu apenas por erros técnicos, foi uma grandeza. Convenhamos, o Bayern sobrou e não foi pouco. Os erros se deram justamente pelo clube alemão implantar um sistema de marcação alto e eficiente. O Bayern foi muito melhor taticamente e aproveitou as oportunidades que teve, enquanto o Flamengo chegava no ataque de maneira empírica, com um cruzamento sem olhar, uma bola espirrada, enfim. Como disse o Neuer, foi “easy”.
Foi competente
O Fluminense fez uma partida parecida com a que o Botafogo fez contra o PSG. Reconheceu a inferioridade e jogou o simples, e mesmo assim se viu envolvido algumas vezes, onde a Inter acertou a trave duas vezes. Mas nem sempre o melhor vence, e desta vez o Flu levou a melhor e já levou 220 milhões pra casa também.