20 DE JANEIRO DE 2025
Fechar [x]

EWALDO WILLERDING

20/01/2025 06:00

SC forma rede de solidariedade após chuvas

Os moradores e as autoridades catarinenses deram mais uma vez um grande exemplo de solidariedade. Um dia após as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte e a Grande Florianópolis - e provocaram a morte de um homem de 74 anos, além de deixar 104 desabrigados -, o governo do estado deflagrou um processo de ajuda humanitária. Galões de água potável de 5 litros; cestas básicas; colchões de solteiro; acomodação de solteiro; kits de higiene pessoal; kits de limpeza doméstica foram enviados pela Defesa Civil estadual, para as cidades atingidas (Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José e Palhoça). Mais uma vez o trabalho de auxílio foi rápido, confirmando a tradição catarinense de dar a apoio a quem mais precisa, no momento mais sofrido.

Apoio da Alesc
Os parlamentares catarinenses estão mobilizados para prestar auxílio na recuperação dos prejuízos das chuvas. O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), se solidariza com todos os catarinenses impactados e destacou que aguarda as águas baixarem para fazer o levantamento, junto ao Executivo, dos danos provocados pelas chuvas.

Ajuda financeira
“A partir deste levantamento faremos os estudos de ajuda financeira para os municípios e áreas mais atingidas, como já fizemos em outras situações. O Parlamento estadual está atento e mobilizado para auxiliar neste momento tão difícil para Santa Catarina”, destacou Mauro de Nadal no dia seguinte ao evento meteorológico.

Crianças perdidas
O verão tem registrado o aumento no número de crianças perdidas e encontradas nas praias com o auxílio de Guarda-Vidas. Na temporada atual (apenas nesta primeira quinzena de janeiro), foram registrados 2012 casos, enquanto em toda a temporada 2023/2024 foram 1473, e na temporada 2022/2023, 1238. Este ano representa aumento de 36% nos casos.

Pulseirinha
Os postos Guarda-Vidas, pelas praias de Santa Catarina, possuem pulseiras para a identificação das crianças, disponíveis gratuitamente. Ao chegar à praia, basta procurar o posto Guarda-Vidas mais próximo, solicitar a pulseira e preencher com o nome da criança e o telefone de quem está responsável por ela. A pulseira de identificação é impermeável.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR