02 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

DEKA MAY

31/05/2024 06:00

Nossos limites

Em uma sociedade marcada pela velocidade das informações, pelas exigências do mercado de trabalho e pela pressão por produtividade, é comum que as pessoas se vejam imersas em um turbilhão de pensamentos e preocupações. A necessidade de lidar com múltiplas demandas simultaneamente pode levar à exaustão física e mental, resultando em um estado de esgotamento emocional e cognitivo. A pressão por estar sempre online, disponível e atualizado em diversas áreas da vida pode ampliar ainda mais essa sensação de sobrecarga. É preciso estabelecer limites, buscar o equilíbrio e a conexão com nós mesmos em meio ao caos da sociedade contemporânea. É essencial reservar momentos de pausa, cultivar relações mais profundas e priorizar o autocuidado para não sucumbir à pressão do excesso de informações e tarefas.

Matemática do padeiro

Olha só que coisa curiosa! Todo mundo sabe quanto é uma dúzia, não é isso??? Pois bem, uma dúzia para os padeiros ingleses tem treze, e não doze pães. Vamos aos fatos!!! É que na Inglaterra medieval haviam leis estritas sobre os preços que os padeiros poderiam cobrar pelo peso do pão.

Matemática do padeiro 2 

Sendo assim, e para evitar correr o risco de prejudicar os clientes e serem literalmente “açoitados”, os padeiros cuidadosos começaram a incluir um pão a mais nas compras de uma dúzia para treze - alguns ainda mais cautelosos elevavam o total até para catorze, só por garantia. O medo faz qualquer um ser mais atencioso e prevenido. É ou não é!?

Família ancestral 

A gente nem se dá conta, mas para chegarmos neste mundo que vivemos, precisamos, só contando as últimas 11 gerações, de um total de 4.094 antepassados. Dá pra se ter uma ideia da quantidade de pessoas envolvidas nesta missão de nos colocar aqui!? É muita gente envolvida. Quantas historias foram vividas até aqui? Quantas dificuldades, lutas e guerras? Não dá nem pra imaginar, essa que é a grande verdade! Então, só estamos aqui graças a tudo o que cada um deles passou. O que cabe fazer é dar a continuidade a essa “saga”, sempre respeitando e honrando todos os nossos antepassados, a nossa grandiosa família.

Lixo plástico  

O plástico entrou em nossa vida há menos de meio século, mas deixará sua marca registrada e incalculáveis estragos por milhares de anos. Tudo é de plástico. Usamos tanto que nem conta nos damos. Para se ter uma ideia do tamanho do prejuízo, calcula-se que 80% de toda poluição nos oceanos vem de resíduos plásticos. A sujeira é tanta que se acredita que lá por volta de 2050 haverá mais sujeira plástica do que peixes em nossos mares. Dá pra acreditar!?

O copo famoso  

O tal copo chamado no Brasil de “americano” tem sua origem por causa do maquinário importado na década de 1940 dos Estados Unidos pelo empresário Nadir Figueiredo, que com sua fábrica acabou se tornando a maior empresa do país. Pra quem não sabe é aquele copo tipo de cafezinho. Tem em qualquer lugar!!!
 

Foto: Felipe Cascaes/DS

O Olhar

Um momento tão especial da bela Vanessa Guimarães Anacleto.
 

Fotos: Wilson Schuelter/DS

Discretamente 

Manter nossa cidade limpa é um trabalho silencioso que quase não é percebido. Mas, como se pode ver... sempre é feito com muita dedicação. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR