As inscrições para o 45º concurso do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) estão abertas e seguem até as 19h do dia 12 de janeiro de 2026. O processo seletivo é para formar cadastro de reserva para o cargo de promotor de justiça substituto, com salário inicial de R$ 34.083,00. Para se ter uma ideia, o salário do governador do estado é de R$ 25.322,25. O concurso tem validade de dois anos.
Abuso de poder
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina marcou para amanhã o julgamento do recurso apresentado pela defesa do vereador Anderson Silveira, o Maninho (Podemos), contra a decisão da Justiça Eleitoral de Laguna que determinou a cassação do mandato. Em dezembro do ano passado, a então juíza eleitoral Eliane Cristina de Souza Freitas cassou o diploma do vereador por entender que houve abuso de poder econômico. Em meio à campanha eleitoral, o político foi gravado em uma rua em que eram despejadas lajotas para pavimentação no Farol.
Sem cotas
A Câmara de Tubarão rejeitou o projeto que instituía cotas raciais em concursos públicos e processos seletivos do município. A proposta, apresentada pelo vereador Matheus Madeira (PT), previa a reserva de vagas para candidatos negros, pardos, indígenas e quilombolas em seleções da administração direta, autarquias, fundações e do próprio Legislativo.
Selo ouro
A prefeitura de Gravatal foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, com o Selo Ouro de Transparência Pública. A condecoração foi conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), diante do grau de transparência ativa no portal do município. Neste ano de 2025, Gravatal recebeu a pontuação de 89,54% de transparência. “Seguimos com um trabalho contínuo e com compromisso com a gestão pública responsável, permitindo que os cidadãos acompanhem a aplicação dos recursos e o andamento dos projetos municipais”, fala o prefeito Clei Rodrigues.