Não é novidade que eleições de Câmaras Municipais se transformem em surpresas, como aconteceu em Tubarão. O processo estava definido há mais de um mês, com Nilton de Campos sendo apontado como o primeiro presidente da nova legislatura. No final da tarde do dia primeiro vazou a informação, que foi confirmada à noite, durante a votação na Câmara, de que mudanças teriam acontecido por falta de diálogo por parte de Nilton com os demais companheiros. Felipe Tessmann, do PL, foi eleito presidente para 2025 e Everson Martins, do PSD, será o vice, para assumir em 2026. Em 2027, Rafael Gaspar Silvano, o Tchê, do PSD, será o presidente, com João Zaboti, do PL, de vice, para assumir em 2028. Nilton mostrou sua insatisfação votando contra a primeira chapa e se abstendo na segunda. Ninguém fala, mas o fato abriu uma ferida dentro do PL. Nilton, por tudo o que fez para o partido, poderia ser tratado de forma diferente.
Entrelinhas
A legislatura 2025/2026 na Câmara de Tubarão terá como presidente Felippe Tessmann; como 1º vice, Everson Martins; 2º vice, Marcone Joaquim de Oliveira; 1ª secretária, Paula Anacleto; e 2º secretário, Zaga Reis. Para a segunda legislatura, de 2027 a 2028, o presidente será Rafael Tchê; o 1º vice, João Zaboti; o 2º vice, Everson Martins; 1º secretário, Maurício da Silva; e 2º secretário, Matheus Madeira.
Prefeito Estêner Soratto e seu vice Denis Matiola, ontem, às 8h, já estavam na prefeitura. Como chovia e baldes precisaram ser colocados para receber a água que pingava do telhado em várias salas, a ideia é conseguir um outro local para abrigar toda a prefeitura. O antigo Cettal foi citado e é uma possibilidade, apesar de na InoversaSul dizerem que o local será um hospital universitário.
Governador Jorginho esteve na posse do prefeito de Laguna, Preto Crippa, e garantiu que irá ajudar sua administração. Ele quer saber qual a obra prioritária do município e, se for a Ponte do Pontal, estará disposto a construí-la. Ele também sugeriu que Preto construísse uma sede para a prefeitura e que buscasse a Acafe para instalar uma universidade no município.
Deputada federal Júlia Zanata (PL) esteve em Tubarão prestigiando a posse do prefeito Soratto. Em seu discurso, a parlamentar se comprometeu em ajudar o novo governante e anunciou uma emenda de R$ 4 milhões para a conclusão da UPA 24 horas e outras demandas no município.
Confirmando o que havíamos antecipado, Anselmo de Bona Mello foi nomeado agente político ou, como a maioria chama, chefe de gabinete pelo prefeito Estêner Soratto. Ontem também o vereador Fabiano Modolon encaminhou pedido de licença na Câmara e foi nomeado secretário de Infraestrutura. À tarde, Soratto, Fabiano e o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, fizeram uma vistoria no deck da beira-rio, e decidiram pela sua interdição.