Segunda-feira, 07 de abril de 2025
Fechar [x]

ARILTON BARREIROS

03/04/2025 06:00

Outra batalha

A recente mudança na lei da cidadania italiana, que impacta especialmente o sul de Santa Catarina, onde vivem milhares de ítalo-descendentes, provocou a reação contundente do prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi. Presidente da Associação Bellunesi de Pedras Grandes, cidade que possui um pacto de amizade com Belluno, o alcaide está mobilizando os prefeitos da região e pretende fazer chegar o protesto às autoridades italianas, pedindo a revogação imediata do Decreto-Lei nº 36/2025, antes de sua conversão em lei. Agnaldo defende a abertura de um debate democrático e transparente no Parlamento italiano, com a participação dos parlamentares eleitos no exterior, entre eles o deputado Fábio Porta, e representantes das associações italianas no mundo, para o reconhecimento do valor das comunidades ítalo-descendentes como parte essencial da italianidade, e não como ameaça ou fardo.

Entrelinhas
-Prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior, assinou decreto reajustando a tarifa do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município em 6,88%. O aumento, já publicado, terá validade a partir do dia 1º de maio vindouro e foi autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão.
-Sábado vindouro, no Centro de Tubarão, próximo à Casa da Cidadania, teremos uma confraternização das entidades solidárias/parceiras da campanha permanente Cidadão do Bem. O Dia D fazer o bem terá playground para as crianças, chopes da região e a saborosa galinha gourmet do chefe Valmir. Haverá também a divulgação da campanha de vacinação contra a poliomielite, do Rotary Internacional.
-Primeiro suplente do MDB, o ex-prefeito de Laguna Everaldo dos Santos assumiu uma cadeira no Legislativo. Everaldo, que já foi vereador por quatro vezes e chegou a presidir a Câmara, ocupará a cadeira de Cleosmar Fernandes, que se licenciou do cargo por razões particulares e por tempo indeterminado. Ao assumir, Everaldo disse que quer ser um elo de ligação entre a população e a Câmara municipal.
-Presidente da Câmara de Tubarão, Felipe Tessmann convocou a imprensa para uma coletiva ontem para apresentar o plano de trabalho para a futura sede do Legislativo, em resposta às recentes notícias sobre a necessidade de um novo espaço a partir de 2029, quando o imóvel atual será devolvido à Engie. Tessmann abrirá uma consulta pública para adquirir um novo local. O orçamento disponível é de R$ 12 milhões. 
-Na secretaria de Administração e Finanças da prefeitura de Tubarão, Thais Nunes Ricardo foi nomeada gerente de gestão, Anderson Esaú Nunes para coordenador de patrimônio e Aline Mateus Antunes para coordenadora de arquivo documental. Laiana de Medeiros Eleutério será oficial de gabinete da secretaria de Planejamento e Urbanismo e Suzana Fortunato de Souza, assessora especial do gabinete do prefeito.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR