Como tubaronense, saí envergonhado do Cemitério Horto da Saudade neste feriado de Finados. Fui visitar os túmulos de meus familiares e encontrei um cenário de descaso. A maioria das placas que identificavam quadras e lotes desapareceu, deixando visitantes completamente perdidos, inclusive amigos vindos de outras cidades. Embora a limpeza estivesse em dia e a grama cortada, falta o essencial: cuidado e respeito. A secretaria de Serviços Públicos, responsável pelo local, parece ignorar que o cemitério é um espaço de memória e dignidade e precisa de cuidados o ano inteiro. É urgente recolocar as placas indicativas, pavimentar os caminhos restantes, pintar toda a área, plantar árvores em alguns locais e melhorar o memorial para falecidos na enchente de 1974. Cuidar do Cemitério Horto da Saudade é preservar a história e respeitar quem ali repousa e também quem ainda sente saudade.
Entrelinhas
- A Sala do Empreendedor de Tubarão, em parceria com o Sebrae/SC, realiza de hoje até o dia 7 a Campanha de Regularização e Crescimento para MEIs. A ação oferece atendimentos e capacitações gratuitas para orientar e regularizar microempreendedores individuais. A prioridade será atender MEIs com pendências fiscais ou faturamento acima do limite legal.
- Corretores de imóveis de Imbituba e região terão a oportunidade de assistir em uma tarde a palestras com três especialistas que são referências nacionais. Virna do vôlei falará sobre “A Liderança que constrói talentos”, Rafael Landa abordará o tema “Mídias sociais que vendem imóveis” e Wagner Bonato apresentará o tema “A melodia das grandes vendas”. O evento será amanhã, às 14h, no Imbituba Atlético Clube, organizado pelo Creci-SC.
- A prefeitura de Tubarão informou que a empresa Plural Serviços foi contratada em caráter emergencial para realizar a coleta de lixo domiciliar e seletiva no município desde ontem. A contratação, para 90 dias, ocorre após a empresa anterior não cumprir as exigências contratuais e operacionais. Nesse período, será realizado um novo processo licitatório para definir a prestadora do serviço de forma definitiva.
- A Amurel adquiriu a sede do Clube Cidade Luz, em Tubarão, por R$ 4,5 milhões, em negociação aprovada por unanimidade pelos prefeitos da região. A compra foi conduzida em conjunto com os consórcios CIS-Amurel e CIM-Amurel. Segundo o presidente Estêner Soratto, a aquisição atende à expansão dos serviços prestados. A entidade já inicia o planejamento de reformas para a nova sede.
- O prefeito de Laguna, Peterson Crippa, anunciou reajuste médio de 5% na tarifa da balsa, seguindo a lei municipal que prevê aumento anual. A prefeitura já iniciou estudos para um novo processo licitatório, visando transparência e revisão das tarifas. O objetivo é garantir regularidade e melhorias na operação.