27 DE JUNHO DE 2024
Fechar [x]

Tubarão entre as mais seguras do Brasil

Cidade é a quarta do país com a menor taxa de mortes violentas, entre os 319 municípios com mais de 100 mil habitantes

20/06/2024 06:00|Por Redação

Tubarão é a quarta cidade do país com a menor taxa de homicídio entre os 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. O dado foi divulgado pelo Atlas da Violência, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O Atlas usa dados do Sistema Único de Saúde (SUS) e a edição 2024 leva em conta informações referentes a 2022.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dos 319 municípios, 57 apresentaram taxas menores de 10 homicídios por cem mil habitantes. Em 2022, a Cidade Azul registrou quatro mortes violentas. Na lista, Tubarão fica atrás somente de Jaraguá do Sul, Atibaia (SP) e Botucatu (SP). Brusque também aparece na pesquisa, na quinta colocação. 

Prevenção

“Esse resultado demonstra a eficiência do trabalho de prevenção e repressão das forças policiais da cidade, incluindo as polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, além da efetiva parceria existente entre os órgãos públicos municipais e também da sociedade civil na busca por soluções concretas que visem tornar a cidade ainda mais segura e, por consequência, atrair investimentos, gerando emprego, renda e um ciclo virtuoso de desenvolvimento e qualidade de vida nas pessoas”, explica o tenente-coronel Paulo Sérgio de Bona Portão, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Tubarão.

“Somente com a união desses esforços conseguimos atingir esse resultado exitoso. Acreditamos ainda que, tão importante quanto o resultado, é necessário que as pessoas reconheçam, respeitem e valorizem o trabalho das polícias, que estão nas ruas pra garantir a segurança da população”, ressalta o comandante. 

280 dias sem homicídios

Os dados do Atltas são de 2022, mas Tubarão também mantém os dados positivos nos anos seguintes. Segundo o tenente-coronel Bona Portão, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Tubarão está, até junho de 2024, há mais de 280 dias sem homicídios nas ruas da cidade.

“Se conseguirmos manter esse índice, certamente nossa cidade continuará se destacando no cenário nacional com relação à violência”, ressalta o comandante. 

O Atlas da Violência 2024 apontou ainda que Santa Catarina tem a segunda menor taxa do país de homicídios registrados (9,1 a cada 100 mil habitantes), ficando atrás apenas de São Paulo (6,8). É o quinto ano consecutivo que o estado registra queda nesse dado.

Capital também é destaque

Florianópolis é a capital com a menor taxa de homicídios estimados entre as 27 capitais brasileiras: 8,9 a cada 100 mil habitantes. Foram 48 assassinatos em 2022. Já a maior taxa de homicídios ficou em Salvador, na Bahia, com 66,4 a cada 100 mil habitantes. Sobre os homicídios na região Sul do Brasil, o estudo atribui o cenário às disputas entre facções criminosas e ao tráfico nas fronteiras.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR