O processo de cessão do Restaurante-escola da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para a prefeitura de Laguna segue em tramitação. Pelo menos esta é a única informação que a instituição repassa e que mais detalhes não podem ser dados, pois ainda não há uma definição do processo e nem do que será feito com o prédio.
Em março, os trâmites para abrir mão do pedido de cessão de uso do espaço já haviam sido iniciados. À prefeitura, por sua vez, só cabe aguardar. Segundo o município, não há o que fazer enquanto a cessão não for concluída.
A edificação do restaurante-escola foi construída com recursos de R$ 1.162 milhão do governo federal e inaugurada em 2016, pela antiga gestão. Situado às margens da avenida João Marronzinho, o prédio foi sendo administrado pela Udesc Laguna, que assumiu a gestão do local por meio de cessão de uso.
A universidade constatou inúmeras irregularidades construtivas e de instalação. Outras atividades programadas inicialmente para dar uso ao restaurante-escola não puderam ser concretizadas em função da necessidade de adequação das instalações.
Em 2019, uma vistoria técnica da instituição de ensino identificou novamente falhas estruturais no sistema de gás, rede elétrica e de ventilação, e, inclusive, de iluminação. Enquanto isso, o prédio segue fechado, sem uso e sem definição sobre sua gestão e utilidade. E sendo cada vez mais deteriorado pelo tempo e pelo abandono.