Os primeiros cinco meses de 2020 foram marcados pelo aumento significativo de casos de incêndio em vegetação em todo o Estado.
Somente na região atendida pelo 8º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Tubarão, foram 319 casos entre janeiro e maio deste ano.
Isso representa um número 325% maior do que o registrado no mesmo período de 2019, quando 75 ocorrências de incêndio em vegetação foram atendidas pela corporação. Segundo os bombeiros, a estiagem está entre os fatores que cooperaram para esse aumento. Além disso, mais de 90% dos casos são provocados de forma direta ou indireta pelo homem.
“Estando os bombeiros empenhados em uma ocorrência de incêndio em vegetação e surgindo uma segunda ocorrência, precisaremos acionar a equipe mais próxima, que virá de outro município”, explica o soldado Alesanco Neves de Farias.
No Estado, o número de ocorrências do tipo também cresceu neste ano. Do dia 1º de janeiro ao dia 15 de maio, foram registrados 2.786 incêndios em vegetação, enquanto no mesmo período em 2019 foram 684, um aumento de 407,31% nas ocorrências.
Guilherme Corrêa