Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Quadrilha internacional é alvo de operação

Polícia Civil cumpriu mandados, por furtos de caminhões, na região

05/06/2025 06:00|Por Redação

Tubarão e Sangão foram alvos da Operação Cavalo Paraguaio, realizada ontem pela Polícia Civil, contra um grupo criminoso acusado de furtar, adulterar e enviar caminhões-tratores e semirreboques ao Paraguai. Os veículos eram levados de Santa Catarina até o país vizinho.

De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos quatro mandados na região: dois de busca e apreensão e dois de prisão. Os crimes teriam sido praticados em Tubarão, Sangão e Imbituba, e a célula da quadrilha estaria sediada na região.

Ao todo, foram executados nove mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em Santa Catarina e também nos municípios de Maringá e Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná. A polícia catarinense aponta o grupo como o mais atuante e estruturado no estado no furto de caminhões e semirreboques. Dos 15 veículos levados pela quadrilha, muitos foram recuperados, inclusive no Paraguai. A maioria já havia sido adulterada.

Ainda segundo a investigação, os criminosos faziam levantamentos em pátios de oficinas mecânicas e postos de combustíveis. Depois, repassavam as informações aos comparsas no Paraguai. Comboios de caminhões e motoristas eram organizados para se deslocar até o sul de Santa Catarina, onde os crimes eram cometidos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após desativarem os sistemas de segurança, os criminosos invadiam os pátios, acoplavam os caminhões aos semirreboques ou subtraíam os conjuntos completos, e seguiam até o Paraguai, onde trocavam as placas e removiam eventuais rastreadores.

Investigados   

Entre os investigados está um homem preso em dezembro de 2024, flagrado levando um caminhão furtado de Santa Catarina ao país vizinho. Mesmo após a prisão, ele continuava coordenando os crimes, segundo a polícia. O suspeito tem mais de 20 anos de histórico criminal e responde a mais de 10 inquéritos policiais. Outro investigado é um cidadão paraguaio com ordem de captura internacional, incluída na lista de Difusão Vermelha da Interpol.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos e contou com o apoio das delegacias de Pescaria Brava, Sangão e Capivari de Baixo.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR