Vítima tentou fazer compra on-line e chegou a depositar valor via Pix
Mais um morador da região caiu em um golpe ao tentar comprar uma moto pela internet. Desta vez, o caso foi registrado em Braço do Norte, informou a Polícia Militar.
Segundo a vítima, ele fez um Pix para uma pessoa envolvida na negociação, mas ela não era a proprietária da moto e o verdadeiro dono não quis entregar o veículo, porque não recebeu nenhum valor.
Após notar que caiu no golpe, a vítima procurou a PM e a Polícia Civil. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso é investigado. O valor depositado pela vítima não foi informado.
O golpe do falso intermediário acontece com bastante frequência em negociações on-line. Ele atinge tanto vendedores quanto compradores de veículos, já que os fraudadores utilizam informações de anúncios de terceiros para negociar automóveis usados ou seminovos. O objetivo do golpe do falso intermediário é clonar anúncios reais e receber o pagamento do comprador interessado pelo veículo.
Dicas para evitar golpe
Entre as dicas da Polícia Civil, para evitar cair em golpes on-line, é preciso sempre desconfiar quando um carro em excelentes condições está com um valor abaixo do mercado e não possui características que justifiquem essa desvalorização. Outra dica é confirmar as informações do anunciante e dar preferência para acordos diretamente com o dono do veículo. Da mesma forma, se você for um vendedor, negocie apenas com o interessado no automóvel e recuse visitas de terceiros.
Também suspeite de negociações que, além de possuir terceiros, pedem sigilo sobre os valores negociados entre as partes. No caso do comprador, confirme os dados e faça transferência apenas para a conta bancária do proprietário do veículo ou seu representante legal.