A segurança pública de Santa Catarina foi classificada em 1° lugar na pesquisa nacional do Ranking de Competitividade dos Estados. A posição reforça estudos recentes que a destacam levando em conta os baixos indicadores criminais em relação aos demais estados do país.
O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com as organizações Gove e a Seall, e avalia diferentes áreas. A divulgação dos resultados foi ontem. No ranking geral com todos os indicadores, Santa Catarina aparece em 2° lugar, atrás apenas de São Paulo.
A avaliação feita no item segurança pública ressaltou Santa Catarina com destaque, por exemplo, para a segurança pessoal, patrimonial e qualidade da informação de criminalidade e a atuação do sistema de justiça criminal.
Segurança pública recebe o maior peso (12,7%) entre dez pilares temáticos que constituem o Ranking de Competitividade dos Estados. O pilar é composto por dez indicadores. Por representar o crime que gera os maiores danos à sociedade, por seus índices alarmantes e por dispor das medições mais confiáveis, o indicador de segurança pessoal é o que possui a maior importância relativa.
No primeiro semestre de 2023, as estatísticas criminais da SSP-SC apontaram queda em delitos como latrocínios (-70%) e roubos (-18,4%).