Empoderamento, (in) dependência, autoridade e insegurança. Essas foram algumas das palavras que os alunos participantes do projeto Polícia Civil por Elas nas Escolas associaram ao universo masculino e feminino. O primeiro encontro do programa aconteceu na terça-feira, na Escola Henrique Fontes, de Tubarão.
A iniciativa da coordenadoria das Delegacias de Proteção a Criança Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) do Estado está sendo aplicada na cidade com 25 alunos do 1º ano do ensino médio e visa atividades de reflexão e combate à violência contra as mulheres. Através de roda de conversa e dinâmicas, as psicólogas policiais da Dpcami, Larissa Silva Bernardo e Clarissa Moreira, apresentaram aos adolescentes a ideia do projeto.
“Aplicamos um questionário para ter noção do que eles sabem sobre violência doméstica e relacionamentos abusivos” conta Larissa. No total, serão cinco encontros, nos quais serão abordados temas como tipos de violência, relacionamento abusivo, machismo e a construção social em torno do masculino e feminino.