A Delegacia de Polícia Civil de Imbituba inaugurou ontem a Sala Lilás, espaço destinado ao acolhimento das mulheres vítimas de violência. O evento contou com a presença de autoridades, como o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, e a delegada regional de Laguna, Vivian Garcia Selig.
O ambiente conta com brinquedoteca, em que as crianças podem aguardar o atendimento da sua mãe, cuja oitiva da vítima é feita em local apropriado e acolhedor, sem a presença de público e das crianças.
O delegado de Imbituba, Juliano Baesso, comenta que desde 2017 vem sentindo a necessidade de criar um espaço adequado para atender as mulheres na delegacia. “Este ano, conseguimos reformar e ampliar a delegacia com o apoio da sociedade civil e através de convênios firmados com o município. Assim, conseguimos montar um espaço onde as mulheres possam se sentir acolhidas e relatar as situações de violência que vêm sofrendo”, destaca.
O prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior ressaltou que a criação da Sala Lilás é um grande avanço para o município. “A nossa cidade vem em uma crescente nos números de violência doméstica e é algo que a gente precisa enfrentar. Tanto o município, através das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, quanto as polícias Civil e Militar”.
A Sala Lilás fica anexa à Delegacia de Polícia Civil de Imbituba, na rua João Hipólito Nascimento, no Centro, ao lado da prefeitura.