26 DE DEZEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Afogamentos em áreas residenciais acendem alerta

Estudos mostram que, em 90% dos casos, os acidentes acontecem em ambientes familiares, como casas, quintais ou sítios

05/12/2024 06:00|Por Redação

O último boletim, divulgado nesta semana, sobre a pré-temporada da Estação Verão traz um importante alerta. No período entre 26 de novembro e 2 de dezembro, foram registrados três óbitos de crianças por afogamento, todos em áreas residenciais, longe das praias catarinenses.

O levantamento ressalta a importância da atenção constante e da adoção de medidas preventivas para evitar acidentes, que podem ser fatais. De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o afogamento é a segunda maior causa de morte acidental de crianças de 1 a 4 anos no Brasil. Estudos mostram que, em 90% dos casos, os acidentes acontecem em ambientes familiares, como casas, quintais ou sítios.

Além dos óbitos em residências, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou 41 salvamentos por afogamento realizados pelos guarda-vidas nos últimos sete dias em todo o estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cuidados 

Crianças são curiosas e rápidas, e basta um momento de distração para que alcancem lugares perigosos. Por isso, os pais e responsáveis devem adotar uma vigilância ativa e constante, sem depender apenas de dispositivos eletrônicos ou barulhos como sinal de alerta.

Em piscinas, a dica do CBMSC é instalar cercas de proteção, telas ou capas seguras e manter portões trancados. Nunca deixe crianças desacompanhadas em açudes e lagoas. Oriente sobre os riscos e mantenha áreas restritas, preferencialmente cercadas. Esvazie banheiras, baldes e bacias imediatamente após o uso. Nunca deixe crianças brincando sem supervisão.

No mar, prefira praias com a presença de guarda-vidas, respeite as bandeiras de sinalização e mantenha as crianças por perto. É possível consultar as praias com bandeiras ativas antes mesmo de sair de casa, pelo aplicativo CBMSC Cidadão.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR