O destaque no verão será a atuação do fenômeno El Niño de intensidade forte
Até dia 20 de março, estaremos sob a influência da estação mais quente do ano. Nesta sexta-feira inicia o verão. De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de que a haverá calor acima da média climatológica no Estado.
O destaque no verão será a atuação do fenômeno El Niño de intensidade forte, mantendo o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania.
No trimestre, os episódios de chuva estão associados ao calor da tarde, pancadas de chuva passageira típicas de verão, porém, os volumes mais significativos seguem associados à passagem de frentes frias pelo litoral.
No verão, diminui a ocorrência de ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil. “Especialmente em janeiro e fevereiro, as massas de ar quente devem atuar com maior frequência e duração sobre o Estado. Isso resulta em dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno”, informa a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram.
Ondas de calor também são esperadas para a estação. A previsão de chuva durante o trimestre fica próxima a acima da média climatológica. Em janeiro e fevereiro, os totais de chuva diminuem em Santa Catarina e ficam mais próximos da média.
O destaque dos próximos meses será a atuação do fenômeno El Niño com intensidade forte, atingindo o pico máximo neste verão. Essa condição mantém o risco de eventos extremos, com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.
Os próximos dias serão de tempo instável na região, com chance de chuva a qualquer momento, principalmente entre a tarde e noite, devido ao calor e áreas de baixa pressão.