A fila de espera por um leito de UTI nos hospitais da região teve queda. Até ontem, apenas o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, o maior em número de leitos, ainda registrava seis pacientes à espera de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva. Já o Socimed/Unimed, também em Tubarão; São Camilo, em Imbituba; e Senhor Bom Jesus Passos, em Laguna, não tinham, até ontem, pacientes à espera de um leito.
A diminuição da fila, porém, não minimiza a gravidade da situação da covid-19 na região, uma vez que todos os quatro hospitais estão com ocupação máxima dos leitos. No HNSC, 31 pacientes estavam internados até ontem na UTI. Além deles, seis pessoas aguardavam por um leito. Já no Socimed/Unimed, 20 leitos estavam ocupados.
Em Imbituba, o Hospital São Camilo não possui fila de espera, mas está com 100% de ocupação dos leitos de UTI, mesma situação do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos, de Laguna.
“A situação ainda é preocupante. A ocupação deu uma estabilizada, chegou a dar uma reduzida um tempo, mas em questão de semanas voltou a aumentar. Ainda sofremos com falta de medicação no mercado e a tendência é aumentar o número de casos novamente, por conta da oscilação que ocorre. Por isso, é importante o pessoal continuar se cuidando, não afrouxar com as prevenções, por conta desta pequena queda que teve. A preocupação ainda é muito grande”, ressalta a administradora do hospital de Laguna, Cheyenne de Andrade Leandro.