A Unisul de Braço do Norte se torna uma das primeiras universidades privadas com energia autossuficiente do Brasil. A partir de agora, toda a energia consumida será proveniente da energia solar.
No total, foram instalados 300 módulos fotovoltaicos, com uma capacidade de produção mensal estimada em 12.931 kWh. O sistema foi instalado pela empresa Steckert Engenharia e Energia Solar.
Conforme Fernando Weber, CEO da Weber Empreendimentos, a iniciativa reforça o comprometimento da Weber com a sustentabilidade e o meio ambiente. “Nós acreditamos que a microgeração de energia, seja no empreendimento empresarial ou residencial, é uma arma poderosa para conseguirmos alcançar a demanda de geração de energia necessária para podermos crescer e se desenvolver, sem que isso comprometa o meio ambiente. A Weber investiu na microgeração de energia para gerar energia, para deixar cada empreendimento, cada microrregião onde a Weber investe, sustentável”, destaca Fernando.
Para o professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, pós-doutor em Desenvolvimento Sustentável, Energias e Ambiente, o exemplo da universidade é mais uma demonstração de como a Unisul quer formar cidadãos globais e contribuir para a transformação positiva das comunidades onde ela está instalada.
“É absolutamente fundamental que as universidades, como instituições de vanguarda, de educação da sociedade, deem exemplos. Produzir eletricidade, por meio de fontes renováveis e limpas, como é o caso da energia solar, demonstra que é possível produzir energia de uma forma limpa e sustentável sem agredir o meio ambiente”, ressalta o professor da Unisul.